terça-feira, 15 de maio de 2007

Brasileiro no Forum de assuntos indígenas da ONU

Pelo sexto ano consecutivo, a ONU reúne cerca de 1.000 a 1.200 indivíduos indígenas durante 14 dias no Forum Permanente de Assuntos Indígenas, em Nova Iorque, para discutir as questões indígenas mundo afora. Este ano será entre os dias 14 e 27 de maio. As discussões podem ser acompanhados pelo site da ONU.

Pessoalmente fui a três dessas reuniões e fiz diversos pronunciamentos a respeito dos assuntos em pauta. Numa ocasião falei sobre a situação brasileira, os problemas de demarcação e os feitos do Brasil. Havia sempre alguns representantes indígenas, além dos membros do governo.

Desta vez a Funai não mandou delegação, mas um brasileiro, que suponho seja o Marcos Terena, fez ontem um pronunciamento impressionante, muito ao seu modo, quando acha que ninguém está vendo. Disse que o Brasil tinha demarcado quase 14% do território brasileiro para os povos indígenas e isto graças ao trabalho de seu grupo. Sugere que o Banco Mundial deva estudar soluções de manejo das terras indígenas e contrate consultoria de especialistas ou peritos (experts) indígenas. Eis aqui a tradução do que está no site da ONU.

______________________________

Um representante do Comitê Intertribal, do Parlamento Indígena do Pantanal e da Central de Informações Indígenas (Brasil) disse que, graças aos esforços do seu grupo, o governo do Brasil tinha reconhecido o direito dos povos indígenas a quase 14 porcento do territorial do país. Sua organização estava agora ajudando a estabelecer distritos indígenas em áreas urbanas, e que os povos indígenas deviam se comprometer com aqueles que ainda não possuíam o direito às suas terras. Ademais, eles deviam se conscientizar da definição de sustentabilidade, a qual inclui respeito à dignidade humana. Os povos indígenas não podem ser vistos como vítimas e devem estabelecer uma sociedade de princípios baseada na sua visão do mundo. Ele sugeriu que o Banco Mundial estudasse soluções para usar e manejar as terras indígenas e consultar-se com peritos indígenas.

Um comentário:

Associação Arandu Porã disse...

SE FOI O MARCOS TERENA OU NÃO QUEM FEZ O DISCURSO SOBRE OS 14% DO TERRITÓRIO DEMARCADA PARA OS POVOS INDÍGENAS, FOI UM PRONUNCIAMENTO INFELIZ E MENTIROSO!! ESSE DEPOIMENTO É COMPLETAMENTE IMPROCEDENTE. A SOCIEDADE TEM ACOMPANHADO O TRIUNFO DAS COMUNIDADES INDIGENAS PARA QUE O GOVERNO FEDERAL CUMPRA SEUS DEVERES CONSTUTIONAIS A RESPEITO DAS DEMARCAÇÕES TERRITORIAIS INDIGENAS.ENTRA GOVERNO, SAI GOVERNO AS SITUAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS CONTINUAM AS MESMAS,CLAMAM,LUTAM DESESPERADAMENTE PARA QUE SEUS DIREITOS SOBRE AS TERRAS TRADICIONALMETE OCUPADAS SEJAM DEFINITIVAMENTE RECONHECIDA E DEMARCADAS,ASSIM PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 88.EM DOURADOS-MS, POR EXEMPLO, UM DOS ESTADOS QUE MAIS TEM PROBLEMAS COM DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS,RECENTEMENTE UM JUIZ FEDERAL PROFERIU REINTEGRAÇÃO DE POSSE AO FAZENDEIRO,A POLICIA FEDERAL ORDENOU A RETIRADA DAS FAMÍLIAS DO LOCAL, SE OBRIGANDO PERMANECER ÀS MARGENS DA RODOVIA,COLOCANDO EM RISCO AS CRIANÇAS E IDOSOS,VIVENDO EM SITUAÇÕES EXTREMAS DE PRECARIEDADES, SE NÃO SUBHUMANA.CADÊ A FUNAI?...NÃO SE SABE, É ESSAS SITUAÇÕES REAIS QUE DEVERIAM ESTAR SENDO DISCUTIDO NESSE FORUM DE ASSUNTOS INDÍGENAS DA ONU.É INACEITÁVEL QUE UMA PESSOA COMO O MARCOS TERENA APROVEITAR DA SITUAÇÃO PARA SE PROMOVER, E NÃO DEFENDER AS QUESTÕES INDÍGENAS DE FORMA TRANSPARENTE E COMPROMETIMENTO COM A CAUSA, É UM ATO VERGONHOSO!!!

 
Share