quinta-feira, 31 de maio de 2007

Índia Tuxá é nomeada coordenadora de educação na Bahia

O Governo da Bahia começa bem quanto ao seu empenho de melhorar a educação indígena na Bahia. Criou o cargo de coordenação de educação indígena e nomeou a indígena Tuxá Rosilene Cruz de Araújo para a posição.

Parabéns aos professores indígenas da Bahia, aos líderes que batalharam muito por essa posição. Parabéns ao governador Jacques Wagner pela iniciativa e por ter atendido ao clamor dos professores indígenas e do movimento indígena da Bahia.

______________________________________________________


Índia Tuxá vai coordenar educação indígena na Bahia

Salvador - A índia Rosilene Cruz de Araújo, do povo Tuxá de Rodelas, foi nomeada, hoje (30), coordenadora da educação indígena da Secretaria Estadual da Educação (SEC). A medida atende a uma reivindicação antiga dos 12 povos indígenas da Bahia. Também será publicada, nos próximos dias, a nomeação de outros seis índios que ocuparão a coordenação indígena nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) em seis municípios que possuem escolas indígenas.

Graduada em história e ciências naturais e pós-graduada em história do Brasil, Rosilene é professora do Colégio Luís Eduardo Magalhães, que atende a índios do ensino fundamental, e Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Cesvasf). “Nesse novo governo estamos vendo novas perspectivas de transformar antigos paradigmas. Esperamos atender às necessidades das escolas indígenas, principalmente no que diz respeito à permanência dos professores nas escolas, a oferta do ensino superior e a formação dos professores no magistério indígena”, afirmou.

O novo cargo levará Rosilene a deixar sua tribo, no município de Rodelas, norte do estado, para viver em Salvador. Antes de partir, ela se reunirá com seu povo para fazer um Toré em agradecimento ao Deus Tupã pela nova conquista.

De acordo com o secretário Adeum Sauer, a SEC acatou a reivindicação dos índios por entender que é a melhor forma de se construir uma política educacional, com o olhar que vem de dentro. “Depois de avaliarmos o currículo constatamos que a pessoa estava apta para assumir a função”, disse Sauer.

Escrito por Mércio Pereira Gomes às 06h52

Nenhum comentário:

 
Share