terça-feira, 15 de maio de 2007

Funasa culpa Funai por sequestro de seus funcionários

Alô, alô, Funai, tem que intervir nesse caso. A acusação da Funasa de que esse sequestro foi feito porque os Tenharim querem a expulsão dos Mura-Pirahã de suas terras para abri-las para a mineração não pode ser deixada em núvens brancas, sob pena de desmoralizar os índios. Além do mais, a Funasa tem que ser avaliada sobre sua ação entre os índios do Amazonas, já que declara que está difícil de trabalhar nas diversas terras indígenas.

Essa notícia vem da Folha Online e já tem vários dias, cada dia aumentando mais sua periculosidade.

____________________________________

Índios fazem funcionários da Funasa reféns e servidores param no Amazonas

Publicidade

MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha

Cerca de 200 funcionários da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Amazonas paralisaram as atividades ontem depois que três servidores do órgão foram feitos reféns por índios tenharin na aldeia do Estirão, em Manicoré (436 km de Manaus), domingo.

Os funcionários, de 18 municípios da região de Manaus, afirmam não ter segurança para realizar seus trabalhos nas aldeias. A Funasa, que ontem declarou estar sendo usada como "bode expiatório" em meio a um conflito entre etnias, informou esperar que os servidores voltem aos postos hoje.

Neste ano, funcionários da fundação já foram feitos reféns de índios que exigiam melhorias no atendimento em aldeias de Minas Gerais e do Tocantins.

Em Manicoré estão sendo feitos reféns uma nutricionista, um odontólogo e um agente de patologia. Uma equipe da Polícia Federal e coordenadores da fundação foram ontem ao local para negociar a libertação. Segundo a Funasa, a situação estava sob controle no fim da tarde e os servidores devem ser liberados ainda hoje.

Ainda de acordo com a Funasa, o objetivo dos índios é pressionar para que o grupo indígena semi-nômade mura-pirahã, que está na mesma reserva há 30 dias, seja expulso do local.
A descoberta de minérios na área estaria no centro do conflito, segundo o coordenador regional do órgão Carlos Chaves. Para ele, caberia à Funai (Fundação Nacional do Índio) resolver o impasse. "Eles [da Funai] estão criando espaço para o vandalismo", disse Chaves, segundo quem um pedido de abertura de inquérito já foi feito à PF contra os índios.

Já a Funai afirma que os índios pedem, na verdade, melhorias na gestão da saúde. "A queixa é legítima. São índios pacíficos e querem um melhor atendimento", disse João Melo Farias, do serviço de assistência da Funai em Manaus.

Nenhum comentário:

 
Share