terça-feira, 22 de maio de 2007

Deputado Valverde quer formar frente parlamentar indígena

Notícia de Rondônia diz que o Deputado Federal Valverde quer criar a frente parlamentar de apoio à causa indígena. Mas ela já existe, formada com 90 deputados, desde o primeiro mandato do presidente Lula. Ou não existe?

Durante as fortes acusações feitas contra os Cintas-Largas, por ocasião das mortes de 29 garimpeiros, em que, como presidente da Funai, fiquei só na defesa desses índios, apenas uma deputada, do PC do B do Acre, Perpétua Almeida, teve a coragem de publicamente também defender os Cintas-Largas.

Se Valverde quer reconvocar a frente parlamentar de apoio aos povos indígenas, muito bem. Mas que comece sabendo quantos índios são, não pelos dados do IBGE, mas pelos da Funai e Funasa.


_______________________________________________

Programa de índio: Valverde lança frente parlamentar em defesa das nações indígenas

O deputado federal Eduardo Valverde (PT), que é coordenador de um movimento de proteção as nações de índios lançará, amanhã, terça-feira, 22/05, na Câmara Baixa de Brasília, a nova Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.

De acordo com Valverde os índios precisam de maior apoio. A necessidade de programas verdadeiramente articulados e direcionados para o petistas é um fato comprovado.

Segundo levantamentos, em 1991, o percentual de indígenas em relação à população brasileira era de 0,2%, o equivalente a 294 mil pessoas. Em 2000, este percentual subiu para 0,4% da população ou 734 mil pessoas.

Nenhum comentário:

 
Share