terça-feira, 22 de maio de 2007

Reunião na ONU discute países asiáticos e urbanização indígena

Nos debates da 6ª Reunião da ONU sobre assuntos indígenas realizados ontem, dia 21, foram apresentados os últimos dados sobre a posição dos países asiáticos em relação aos seus povos indígenas.

O relator da ONU para povos indígenas, Rodolfo Stavenhagen, mostrou um quadro bastante negativo. Muitos países sequer chamam os povos indígenas de povos, e sim de minorias e tribos montanhosas. Os países protestaram, sobretudo a China e o Viet Nam.

Quanto à urbanização, diversas associações indígenas culpam políticas públicas dos seus países. Um índio Guarani, do Brasil, Maurício, representando uma organização dos Guarani do Sul do Brasil, reclama que seu problema é que as terras guarani foram usurpadas nos 507 anos de colonização e que o Brasil não está demarcando essas terras. Nem toca no fato de que muitos grupos guarani que vivem no sul do Brasil vieram do Paraguai e Argentina a partir da década de 1940, outros a partir da década de 1960, e que essas terras dificilmente são consideradas tradicionais. O seu reconhecimento só vem sendo dado há poucos anos. Eis a dificuldade para que a Funai demarque as terras pretendidas. Está sendo mais fácil comprá-las do que considerá-las tradicionais.

http://www.un.org/News/Press/docs//2007/hr4922.doc.htm

Nenhum comentário:

 
Share