sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ANTROPOLOGIA: Novo livro de Mercio P. Gomes. Leia trechos iniciais do Capitulo 7

Capítulo 7
RELIGIÃO, RITUAIS E MITOS

7.1 Antropologia e Religião

Se Deus existe ou não é questão que a Antropologia não ousa enfrentar, quanto mais responder. É que são tantas as culturas e tantas as formas de reconhecer a divindade, o Absoluto, o transhumano, aquilo que está além da vida cotidiana, que a Antropologia se sente como uma grande mãe que acolhe todos, acata os sentimentos e as visões de todas as religiões. Um deus, um panteão de deuses, espíritos da água e do fogo, da onça e da hiena, tudo, enfim, tem sua vivência e consistência e estimula crença e fé. Como já disse Durkheim, o sociólogo francês que tanto contribuiu para os estudos sobre a religião, “toda religião é verdadeira”.


7.2 O sagrado e o profano


7.3 Religião como instituição


7.4 Religião e magia


7.5 Classificação de religiões

3 comentários:

Ademario Ribeiro disse...

Poxa, Mércio, que bom termos e ampliarmos esta percepção! Viva a antropologia! Gostei muito de visitar teu Blogger e voltarei. Manifesto o interesse de obter teus livros, inclusive aqueles que focalizem os aspectos socioculturais e te enviar o livreto Poética Poranduba. Envia-me o teu e-mail por favor.

Grande abraço,

Ademario Ribeiro

Cultural Brasil disse...

Parábens Camarada Mércio, no momento em que os valores estão invertidos e a ética humana na berlinda, trabalhos como os teus focados no povo indígena nos dá um alento e esperança de que podemos superar esses desafios do mundo moderno.
Saudações de Luta!

Eni Osso disse...

Parabéns Mércio é muito bom ter acesso ao seu saber elaborado ! A FUNASA continua tentando me executar literalmente e apagar minha história de luta e conquistas com tantas etnias, famílias e pessoas realmente preciosas , que são nossas mais profundas raízes. Como o que é verdadeiro nunca morre, continuo amando nossas raízes as diferentes etnias que conquistaram meu coração e meu respeito !

 
Share