quarta-feira, 15 de abril de 2009

Entrevista de Mércio Pereira Gomes na CBN



Nessa entrevista com Heródoto Barbeiro, da Rádio CBN, procuro mostrar que a matéria do Estadão sobre as mudanças que querem fazer no Estatuto do Índio não vão trazer novidades quanto à imputabilidade ou não do indígena brasileiro. O índio brasileiro é imputável como qualquer cidadão.

O problema atual que transparece naquela matéria é de que os proponentes de mudanças do atual Estatuto estão regojizando com a idéia do índio ser punido como um cidadão qualquer. Esta tem sido a manchete em todos os jornais, sempre com a fala do atual presidente da Funai. Não falta um certo sadismo nisso. Sobre essa atitude, bem como mudanças no Estatuto do Índio em vigor, me declaro absolutamente contrário.

Por outro lado, digo claramente que, se a votação a favor da manutenção do ato de homologação da Terra indígena Raposa Serra do Sol foi o ápice do indigenismo brasileiro, as 20 ressalvas explicitadas nessa votação maculam o indigenismo brasileiro.

Um comentário:

Rubens Alexandre disse...

Interessante

Porque o indio não pode escolher outra cultura? Porque ele não pode escolher parar de matar crianças, ou permitir que outros as criem?
Porque ao indio não é permitido o encontro com outras culturas, no tempo do indio, na escolha do indio, e nesta decisao ele mesmo escolher?

Acho que o senhor tem sido umpouco relativo em suas opiniões e práticas....

 
Share