quinta-feira, 10 de maio de 2007

Guajajara ameaçam mais uma vez

A notícia vem do jornal Estado do Maranhão. A justificativa apresentada é, mais uma vez, a péssima assistência médica nas aldeias dos Guajajara. Sabemos também que há um protesto contra o fim das unidades gestoras dos três núcleos de apoio que se encontram em Barra do Corda. A demissão da administradora de São Luís, Elenice Viana, também não deve ajudar nos ânimos. A ameaça contra as torres de transmissão de energia elétrica convoca o indigenista Porfírio Carvalho, mais uma vez, para tentar solucionar o problema.

__________________________________

Guajajaras ameaçam atear fogo em torre de transmissão

SÃO LUÍS - Os Guajajaras ameaçam atear fogo ás torres de transmissão de energia elétrica na região Centro-Sul do Estado. Os índios de várias etnias mantém interditada, desde ontem (9), a BR-226, entre Barra do Corda e Grajaú, em protesto contra a falta de assistência médica e de infra-estrutura nas aldeias da região.

Uma fogueira de 20 metros de altura foi montada embaixo de uma das torres da Eletronorte que passam pela reserva. De acordo com os índios, se não houver intermediação direta da Funai, a torre será queimada.

O delegado de Barra do Corda, acompanhado de uma equipe de policiais militares, foi até o local tentar negociar a liberação da estrada, mas os índios continuam no local armados de flechas, paus, pedras e algumas armas de fogo.

A polícia rodoviária recomenda aos motoristas que utilizem as BR´s 222 e 230, como alternativa para evitar o trecho interditado.

Nenhum comentário:

 
Share