terça-feira, 29 de maio de 2007

Índios ocupam sede da AER de Campo Grande, MS

A Administração Regional de Campo Grande cuida dos interesses dos índios Terena, Kadiweu, Kinikinao e Ofayé Xavante, todos do Mato Grosso do Sul. Há anos seus dirigentes têm sido índios Terena eleitos por um colegiado de 39 caciques Terena.

Na penúltima eleição ganhou o Terena Wanderley Cardoso, um historiador, que fez uma excelente administração.

No final do ano passado ele ganhou uma bolsa para fazer seu doutorado em História na Unicamp. Veio a mim e pediu para sair. Indicou um jovem Terena, Claoudionor Miranda, para substitui-lo. Disse-lhe que tinha que fazer uma eleição com o mesmo colegiado. A eleição foi feita no começo de janeiro, Claudionor teve 22 votos de 26 eleitores. Disse-lhe que tinha que convocar nova eleição porque, se não, conhecendo os Terena e suas disputas políticas, ia haver contestação.

Deu no que deu. A eleição não foi feita e por isso não cheguei a nomear o Claudionor para a chefia da Aministração. Nomeado, os disputantes invadiram a Funai. Mesmo que venham a ser minoria, não tem saída. Tem que haver nova eleição.

____________________________________

Índios que ocupam Funai na Capital vão às aldeias em busca de reforço

O grupo de aproximadamente 220 índios terena que ocupam desde ontem pela manhã a sede da Administração Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande estão enviando lideranças as suas aldeias para trazer mais pessoas e reforçar o movimento. Eles protestam contra a nomeação do vereador do PT de Nioaque, Claudionor do Carmo Miranda, para o cargo de administrador-regional, feita pelo presidente da entidade, Márcio Augusto Freitas de Meira, no dia 23 de maio, após uma contestada eleição realizada em fevereiro, na Aldeia Limão Verde, em Sidrolândia.

Segundo o cacique Ramão Vieira, da Aldeia Lagoinha, de Miranda, o reforço deve chegar das aldeias entre hoje à noite e amanhã cedo. “O objetivo é termos um grande número de índios, para pacificamente protestar contra o desrespeito que estamos sofrendo”, comenta a liderança, completando que além de ocupar o prédio público os manifestantes pretendem realizar uma passeata pelo centro de Campo Grande e bloquear algumas das principais rodovias do Estado.

Sob a administração regional de Campo Grande estão aldeias da Capital, Miranda, Aquidauana, Sidrolândia, Nioaque, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá, Brasilândia e Rochedo, que juntas representam uma população de 20 mil índios, a maioria da etnia terena.

Nenhum comentário:

 
Share