terça-feira, 22 de maio de 2007

Índio Tapeba assumirá núcleo do Ceará

Notícia do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, anuncia que o representante da Funai negociou a passagem do Núcleo de Apoio do Ceará para virar uma Administração Executiva Regional.

Era mais do que pediam os índios que invadiram a sede da Funai em Fortaleza. Queriam apenas a volta da unidade gestora do Núcleo. De quebra, querem agora a criação de dois postos indígenas, sendo um para uma área em que a Funai nem reconhece as populações como indígenas. Querem mais uma posição de assessor para a defesa do patrimônio e meio ambiente.

É o que dá não ter estratégia nas decisões administrativas e acabar com as unidades gestoras sem uma posição de contrabalanço.

Ou a Funai faz logo sua reestruturação, acomodando os interesses legítimos de administradores indígenas, ou as demandas vão aumentar cada vez mais.

É preciso que venha o Plano de Carreira Indigenista imediatamente.

______________________________________

Índio tapeba assumirá chefia de Núcleo de Apoio Local da Funai, no Ceará


O índio tapeba Antônio Dourado assumirá a chefia da Núcleo de Apoio Local da Funai, no Ceará, em substituição a Nemézio Moreira, que pediu exoneração do cargo.

A indicação foi feita pelos povos indígenas do Ceará e deverá ser confirmada pela direção da Fundação até o fim da semana. Dourado deverá permanecer no comando do Núcleo durante três meses. Período requisitado pela direção nacional do órgão para a transformação do Núcleo em Administração Executiva Regional.

A mudança de status foi ratificada pelo representante da Fundação, Artur Nobre Mendes. Ele veio de Brasília especialmente para participar de audiência pública pedida pelo Ministério Público Federal. A informação sobre a mudança do Núcleo em Administração Regional foi divulgada, com exclusividade pelo Diário do Nordeste, na última sexta-feira.

Os povos indígenas também pedem a instalação de mais dois postos no Estado - um em Almofala, para atender aos povos de Itapipoca, Itarema e Acaraú; e outro em Crateús, beneficiando as tribos de Novo Oriente, Quiterianópolis e Poranga. As comunidades indígenas também querem a criação, na estrutura da nova unidade, de um serviço de proteção ao patrimônio e meio ambiente.

O Ceará possui 18,6 mil índios, em 12 tribos espalhadas em 17 municípios. Atualmente, o Núcleo de Apoio Local da Funai está subordinado à administração em João Pessoa.

Nenhum comentário:

 
Share