terça-feira, 29 de maio de 2007

Grande especialista!!!

Notícias cretinas sobre índios existem em todo o Brasil. Basta ler os jornais. Mas esta, que vem da Folha de Boa Vista, está demais!

Alguém conhece esse grande especialista em saúde indígena chamado para opinar sobre a Casa de Saúde do Índio de Boa Vista?

_____________________________________

Especialista em comunidades indígenas visita Casai

O professor Robert Cooter, da Universidade da Califórnia (EUA), renomado no mundo por seus conhecimentos sobre as comunidades indígenas, visitou a Casa de Saúde do Índio de Roraima (Casai/RR), no final da tarde de ontem.

Depois de conhecer a estrutura da Casai, inclusive as novas enfermarias, Centro de Dietética e Lavanderia Industrial, que estão para ser inauguradas, e ver de perto a dinâmica oferecida pela administração e funcionários aos internos, Cooter disse estar admirado com a estrutura e trabalho realizado. "E o que me chamou a atenção é que na Casai se cuida de saúde sem se envolver com religião e desta forma todas as etnias são respeitadas", destacou.

Ele afirmou não conhecer nada igual na atenção à saúde indígena "Aqui o indígena é tratado com respeito e o trabalho é voltado par o resgate de educação em saúde", observou.

Acompanhado da diretora da Casai, Irmã Auristela, Robert Cooret conheceu um pouco da história da instituição, que hoje atende a aproximadamente 400 índios de mais de dez etnias de Roraima, Amazonas, Venezuela e da Guiana Inglesa.

Ele informou que vai voltar a Roraima com mais tempo para conhecer de perto as problemáticas das comunidades indígenas de forma cientifíca. "E desta forma colaborar com o Governo e com instituições envolvidas com a causa indígena. Nossa intenção é manter a cultura de forma a ser preservadas e também de promover o bem estar dos indígenas, que têm muito a ver com a questão do meio ambiente", disse.

Para o coordenador da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, a vinda do professor Robert Cooter a Roraima deverá estimular ainda mais a luta por oferecer melhorias na saúde dos povos indígenas.

Nenhum comentário:

 
Share