terça-feira, 15 de maio de 2007

Notícia importante sobre Maraiwatsede

Notícia que vem de dentro do palácio do governo do Mato Grosso diz que vai haver uma reunião dentro da T.I. Maraiwatsed para discutir o traçado de asfaltamento da rodovia que sai de Cuiabá e vai até o Pará, pelo lado leste paralelo á BR 163. Ninguém está prestando muita atenção a essa rodovia, praticamente nas mãos do ministério dos Transportes e dos políticos matogrossenses. A Funai e os índios Xavante têm que estar alertas para consolidar a T.I. Maraiwatsede, retirando todos os posseiros que lá estão. A negociação tem que ser bem feita. Em reuniões anteriores na Casa Civil dei as opções de trechos, caso os Xavante não aceitassem. Os Xavante até que podem aceitar o asfaltamento se a compensação for à altura, não só com a retirada dos posseiros, mas com recursos para recuperar suas terras e com pedágio permanente, tal como acontece na BR que liga Manaus a Boa Vista.

_______________________________________________

Reunião em reserva indígena discute traçado de pavimentação

Da Assessoria

A reunião será realizada nesta Terça-feira,15, no Posto da Mata que fica dentro da reserva indígena Marawatsêde, com representantes do Incra, Fundação Nacional do Indio (Funai), Casa Civil, Sinfra e o DNIT, Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes, para trocar informações e buscar um consentimento entre as partes envolvidas.

Hoje pela manhã houve um entendimento do Governador Blairo Maggi (PR-MT) e lideranças politicas locais para agendar essa reunião juntamente com o índios na intenção de resolver o impasse das obras que estão paradas no trecho que liga Ribeirão Cascalheira a Porto Alegre do Norte (1.125 quilômetros de Cuiabá).

A polêmica está no traçado original da rodovia que passa dentro da reserva Indígena Marawatsêde. Dos 130 quilômetros, 51,9 encontram-se dentro da área indígena, protegida por lei federal. Segundo o superintendente do DNIT no estado, Rui Barbosa Egual, a reserva indígena foi criada após a sedimentação do traçado da rodovia, por isso o conflito.

Caso não chegue num consenso, outros dois traçados já foram discutidos. O primeiro é chamado de 'Alternativa Oeste' e possui 159,6 quilômetros, terminando no município de São José do Xingu ( 1.200 km a Nordeste de Cuiabá), e aumenta o trajeto em 29,4 quilômetros.

O segundo traçado é a 'Alternativa Leste', que possui 162,8 quilômetros, termina em São Félix do Araguaia (1.200 km da Capital), e tem 32,6 quilômetros a mais que o percurso original.

Além dos representantes do governo do estado, Incra, Funai, DNIT participará também da reunião o deputado Wellington Fagundes (PR-MT).

Nenhum comentário:

 
Share