segunda-feira, 28 de maio de 2007

Amambai espera volta da Administração

Como imaginávamos, a ida do antropólogo Cláudio Romero reforçou a vontade dos índios Guarani em recuperar sua administração, extinta intempestivamente por força de opiniões do novo grupo de trabalho sediado em Dourados.

Agora, ou se refaz a administração, ou os Guarani voltam a protestar.

Essa reestruturação da Funai está saindo de revestrés.


___________________________________________________

Amambai
Índios aguardam para esta semana portaria da Funai restabelecendo administração regional

O grupo de aproximadamente 200 índios guarani-kaiowá, que até sexta-feira passada estava acampado em frente ao prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Amambaí, aguarda para esta semana a publicação de portaria da direção da entidade, restabelecendo a unidade do município o ‘status’ de adminsitração regional.

Os índios acamparam no local em protesto contra a decisão da direção nacional da Funai tomada no início de maio, de transformar a administração regional da entidade em Amambaí em um pólo, subordinado a Dourados.

Somente após a vinda ao município do antropólogo e coordenador geral de Estudos e Pesquisas da Funai, Cláudio dos Santos Romero, que concordou com a reivindicação dos indígenas e os colocou em contato por telefone com o presidente da entidade, Márcio Augusto Freitas de Meira, que teria aceitado rever a decisão, e que o grupo deixou o local.

Agora os índios, conforme foi assegurado por Romero, esperam até quarta-feira, dia 30, a publicação da portaria da Funai restabelecendo a administração regional em Amambaí. Outro lado

Apesar da confirmação dos índios e de funcionários da Funai em Amambaí dessa decisão do presidente da entidade, a assessoria de comunicação da fundação, em Brasília, não confirmou, mas também não negou, até sexta-feira passada, a informação.

Segundo os assessores, a crise que ocorreu no Pará na quinta-feira, em que índios da etnia Tembé e colonos fizeram reféns cinco funcionários da Funai e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) teria sido encarado como prioridade, deixando outros assuntos para serem solucionados nesta semana.

Nenhum comentário:

 
Share