quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Verme africano ataca índios do Amazonas

Não bastassem os vermes que já existem naturalmente na Amazônia, agora são vermes africanos que atacam os povos indígenas. Essa matéria é importante porque nos faz ficar alertas para os muitos perigos que existem com o tratamento de saúde dos povos indígenas.

Espero que a Funasa saiba disso.

__________________________________________________

Pesquisador do Inpa descobre verme africano causador da Mansonella em índios do Amazonas
28 de agosto de 2007.


MANAUS – O pesquisador Victor Py-Daniel do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) descobriu uma nova doença causada por um verme africano, que está atingindo índios do norte do Amazonas.

Victor Py-Daniel queria entender porque muitos índios no Noroeste do Amazonas tinham febre alta e dores no joelho, depois de picados por um mosquito conhecido como "maruim".


O pesquisador passou três meses na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 1100 km distante de Manaus) onde estavam os índios doentes. Em seus estudos foi constatado um novo tipo de verme no sangue dos índios.

As amostras de sangue coletadas dos índios foram trazidas para Manaus e analisadas no Inpa. 30% dos exames feitos nos índios da região deram positivo para a Mansonella, doença causada pelo verme africano.

Tratamento

A nova doença pode levar à morte porque ataca o sistema nervoso central e o pericárdio, a membrana que envolve o coração. Segundo o pesquisador, o tratamento é feito com o uso de remédios contra o verme, com fórmulas semelhantes às usadas no combate aos parasitas mais comuns.

Nenhum comentário:

 
Share