segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Governador e políticos se metem com os índios

Imagine o que pode dar o governador do MS se meter de intermediário entre os índios e a Funai. Boa coisa não será!

Também a Funai está relapsa em não resolver os problemas que criou no Mato Grosso do Sul ao extinguir a administração de Amambai, demitir o Gildo, um índio Guarani que eu nomeei administrador, e não refazer a eleição do Claudionor. Deixando as coisas ao léu não resolve nada. Mas deixar a bancada do MS tomar conta da questão é um perigo.

______________________________________

Líderes indígenas pedem demissão de coordenadores da Funai

Lideranças indígenas de sete municípios entregaram ofício aos deputados federais pedindo a demissão dos administradores regionais da Funai em Campo Grande, Dourados e dos núcleos de Amambai e Bonito. A entrega do documento foi feita na noite desta quinta-feira (23), na Governadoria. O encontro com os parlamentares foi organizado por intermédio do governador André Puccinelli.

Os deputados federais Geraldo Resende (PMDB) - coordenador da bancada federal -, Antônio Cruz (PP), Waldir Neves (PSDB), Antônio Carlos Biffi (PT) e Vander Loubet (PT) ouviram as reivindicações das lideranças indígenas para saber o motivo pelo qual eles estão insatisfeitos com as administrações regionais da Funai. Danilo Luiz, presidente da Associação dos Moradores Indígenas, falou sobre a situação nas aldeias desde que Claudionor do Carmo Miranda foi nomeado como coordenador regional da Funai em Campo Grande.

“Estamos protestando desde maio e até agora nenhuma providência foi tomada. Lembramos que no dia 18 de junho o presidente da Funai, Márcio Meira, disse, em Campo Grande, que providenciaria novas eleições e essa promessa não foi cumprida”, destacou.

Os indígenas pediram o apoio da bancada federal para viabilizar a demissão dos quatro coordenadores, com a indicação de Evódio Vargas para Campo Grande e Gildo Martins para Amambai. Também querem que o núcleo de Amambai volte a ser administração regional. Já os nomes para Bonito e Dourados devem ser nomeados pela Funai de Brasília.

O governador André Puccinelli se colocou como intermediador da questão, sendo o responsável pela reunião com os parlamentares. No dia 13 de junho, ele viajou com as lideranças indígenas para Brasília, onde aconteceu a primeira reunião com o presidente da Funai e foi acordada a sua visita para Campo Grande. “O governo tem interesse em resolver a questão pacificamente, sem bagunça. O que puder, faremos para ordenar a situação nas aldeias”, declarou Puccinelli.

Além dos deputados federais e do governador, participaram da reunião prefeitos de sete municípios, a secretária Tânia Garib (Assistência Social e Economia Solidária) e o secretário Antônio Roldão, da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Nenhum comentário:

 
Share