terça-feira, 7 de agosto de 2007

Zeca do PT no Tribunal

O ex-governador Zeca do PT foi um péssimo governante para os índios do Mato Grosso do Sul. Ele se alinhou com os fazendeiros da região e fez de tudo para ter seu apoio e manter os índios "no seu devido lugar".

Lembro-me da primeira conversa que tive com ele, quando ele queria que eu demitisse o administrador de Campo Grande, e lhe disse que, se ele ajudasse os índios, ele poderia um dia ter o reconhecimento do povo brasileiro, mas se ele ficasse do lado dos fazendeiros receberia o repróbio do futuro.

Eis o que está acontecendo com ele. Destemperado, chamou o procurador do Ministério Público de moleque e pegou um baita de um processo que vem se acrescentar aos processos que virão contra sua administração.

___________________________________________________

Zeca do PT é denunciado pelo MP por difamação

Agencia Estado

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por calunia e difamação. Segundo os autos do processo que corre na Justiça Federal, ele afirmou que o procurador da República, Charles Estevão Mota Pessoa, é um "garoto". Tentando se corrigir, o ex-governador teria dito que membros do Ministério Público Federal (MPF) estariam "agindo como moleques".

Zeca do PT teria feito os comentários ao acusar Charles Pessoa de estar defendendo índios caiovás que, em abril de 2006, teriam matado três policiais civis a pauladas, pedradas e facadas no município de Dourados, a 240 quilômetros de Campo Grande. Na ocasião, os policiais teriam ido a uma reserva indígena para averiguar denúncias de que no local estaria escondido um acusado de assassinato. Como estavam com carro sem identificação, os policiais foram confundidos por capatazes pelos índios, que iniciaram a agressão.

O MPF aceitou a denúncia de Charles, fez a acusação contra Zeca do PT e hoje o juiz da 5ª. Vara da Justiça Federal, Dalton Igor Kita Conrado, marcou para o próximo dia 21 a audiência de instrução e julgamento, convocando Zeca do PT e as testemunhas do caso. O MPF denunciou Zeca do PT baseado nos artigos 21 e 22 do Código Penal, difamação, imputação de ato ofensivo a reputação e injuriar alguém. Ele corre o risco de ser condenado de três a 18 meses de prisão.

Segundo o advogado de Zeca do PT, Newley Amarilla, não houve intenção de ofender ninguém por parte de seu cliente. Ele explicou que a afirmação na época do ex-governador foi a de que "nunca confiei no Ministério Público, particularmente em dois jovens garotos que cumprem com o papel lá em Dourados". Amarilla disse que ainda espera oficialmente ser comunicado sobre a convocação feita pela Justiça Federal.

Nenhum comentário:

 
Share