sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Senador de Roraima diz que ONU vai mandar boinas azuis.

Olha aí, o senador Mozarildo Cavalcanti com uma das suas. Agora leva ao extremo de achar que a ONU vai mandar os boinas azuis para intervir em Roraima.

O Senador quer aproveitar todas questões controvertidas para manter sua posição anti-indígena em Roraima. Assim, e cabalando votos, se elege. Ele está respondendo ao Tribunal Federal Eleitoral por práticas equivocadas de obter votos.

De todo modo, isto é resultado da provocação feita pelos advogados americanos do CIR na ONU, cujo Comitê de Combate ao Racismo declarou que a retirada dos arrozeiros deveria ser feita "urgentemente".

De qualquer modo, dá para ler nas entrelinhas que o senador já sente a causa que ele defende meio perdida. Daí reclamar que os arrozeiros permanecem na terra indígena porque ainda não lhes deram terras para transferir seus investimentos. Aliás, um deputado de Roraima também está usando esse argumento.

Sinal de fraqueza, sem dúvida

____________________________________________

Mozarildo fala de pedido da ONU para governo brasileiro

Jornal de Boa Vista

O senador citou reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo informando que a Organização das Nações Unidas (ONU) ameaça intervir, enviando os boinas azuis para a região, em defesa da reserva Raposa Serra do Sol.

A organização pediu providências para que o Governo Federal expulse os não-índios da reserva, demarcada durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e acusa de crime de racismo os que se recusam a sair.

"Os que ainda estão lá não aceitam a ridícula indenização que lhes foi proposta pelo Governo Federal através da Funai. De outro modo, o Incra não os reassentou em área equivalente como prevê o decreto de homologação da reserva", argumentou o senador.

Ele estranhou que a ONU tenha tratado a retirada de não-índios da Raposa Serra do Sol como caso de racismo e dado prazo para o Brasil resolvê-lo. "Acho que isso é uma agressão à soberania do país", comentou em trecho do pronunciamento.

Nenhum comentário:

 
Share