quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Índios invadem posto da Funai por questões eleitoreiras

Mais uma notícia do Mato Grosso do Sul. Ontem houve mais uma invasão do posto indígena da Funai em Dourados. Explicação do jornal Correio do Estado: um grupo de índios fez essa invasão para mostrar força e se alavancar para a disputa eleitoral em Dourados no próximo ano.

Verdade ou não, é demais, não?

__________________________________________________

Manifestações de índios com fins eleitoreiros

Antonio Viegas, Dourados

Mais uma manifestação tomou conta ontem da reserva indígena de Dourados, com um grupo de índios fechando a posto da Funai existente na reserva. Na semana passada, outro grupo fez funcionários do órgão reféns durante quase todo o dia, e as reivindicações são basicamente as mesmas: as cestas básicas.

No entanto, o que ficou claro no protesto de ontem foi a falta de união entre os grupos manifestantes. Além disso, com a aproximação das eleições e com vários indígenas se colocando como pré-candidatos à Câmara de Vereadores, os protestos já seriam os primeiros sinais de que a campanha política também já está se desenvolvendo na reserva.

Acompanhando as duas últimas manifestações, o Correio do Estado pôde perceber que a participação da comunidade nos movimentos é pequena e, por outro lado, são sempre as mesmas pessoas envolvidas em cada grupo. Em contato com alguns indígenas que participam apenas para ouvir o que é dito nesses protestos, existem diversas itens preocupantes na aldeia, mas que não são atacados e, na maioria das vezes a forma de atuação dessas facções não tem total apoio dos moradores da reserva. "São acusações de um grupo contra o outro e isso prejudica quem não se envolve", disse um indígena.

Hoje nas duas aldeias de Dourados a informação é de que existem mais de 20 pré-candidatos, apoiados por lideranças políticas da cidade; e de acordo com aqueles que não se envolvem politicamente na aldeia, isso está tumultuando e confundindo a comunidade. "Cada representante desses grupos está defendendo seu próprio interesse político e os demais que não participam diretamente dessas manifestações, recebem diversas informações distorcidas", comentou um índio. Ele chegou a sugerir que as pessoas da comunidade fossem questionadas sobre os motivos dos protestos e já adiantou que a maioria não saberia responder.

Nenhum comentário:

 
Share