segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Índio Xukiru é assassinado em Pesqueira, PE

Tenho a lamentar a morte de José Lindomar de Santana, o Véio, um índio Xukuru que foi expulso da Terra Indígena Xukuru, no agreste pernambucano. Zé de Santana era filho de Chico Quelé, que também foi morte na mesma região. Ambos eram contrários à hegemonia do grupo chefiado por Marcos Luidson, que é apoiado pelo CIMI.

Conheci Zé de Santana algumas vezes que fui a Pernambuco. Era de compleixão magra, como um sertanejo nordestino, e um olhar determinado. Sofria muito por ver seus amigos e companheiros vivendo em Pesqueira, expulsos de sua terra na medida em que ela se ampliava pela saída dos fazendeiros.

É preciso descobrir os assassinos. O CIMI tem que fazer um esforço de defender a família de Zé de Santana, mesmo sendo ela do grupo contrário ao que ele tem sempre apoiado.

A Funai tem que vir à frente e demonstrar solidariedade à família e procurar encontrar uma saída para a volta dos demais Xukuru.

Espero que o movimento indígena não se omita de exigir a prisão dos assassinos.
:__________________________________________________

Índio xucuru é morto em Pesqueira

José Lindomar de Santana, 37, teria sido vítima de uma emboscada

O índio José Lindomar de Santana, 37, da etenia Xucuru de Ororubá, foi assassinado por volta das 2h30 de ontem numa estrada entre a vila de Cimbres e a cidade de Pesqueira, que fica a 215 quilômetros do Recife. A vítima, que estava em uma moto junto ao irmão, José Orlando Gomes de Santana, voltava de uma festa no distrito Couro Dantas quando sofreu uma emboscada. Dois homens se aproximaram em uma motocicleta e dispararam um tiro de espingarda 12 atingindo o índio - que morreu na hora - na região do ombro direito. Baleado nas costas, José Orlando foi socorrido no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, e logo depois liberado.

Conhecido com Véio, José Lindomar era filho de Francisco de Assis Santana, o Chico Quelé, morto há cerca de cinco anos. Segundo o chefe do Núcleo Operacional da Polícia Federal (PF), Raimundo Monteiro, está sendo investigada a ligação do crime com o confronto por terras na reserva indígena, além de disputa por lideranças, mas a hipótese ainda será investigada a fundo.

A administradora regional da Funai, Estela Parnes, acompanhou o caso durante todo o dia de ontem e lembrou que a disputa de terras tem sido alarmante entre os indígenas daquela região. ôExiste um conflito desde 2003; no ano seguinte, mais de 150 foram obrigadas a sair da tribo, passando a morar no centro da cidade de Pesqueira. A questão é que um grupo comandado por José Lindomar luta constantemente pela reintegração de posse. Segundo Estela, Véio também mantinha na tribo rival um terreno com plantio de hortaliças e tinha interesse em resgatar o espaço, onde moram integrantes de sua família.

O corpo de José Lindomar foi levado ao Instituto de Medicina Legal de Caruaru (IML). O enterro acontece ainda hoje. A investigação do caso será de responsabilidade da delegacia da cidade.
Integrantes da Funai irão acompanhar o caso

Nenhum comentário:

 
Share