sábado, 11 de agosto de 2007

Os críticos sempre vêem algum defeito

Não dá para agradar a todos. Ou, por outra, os críticos têm que criticar, mesmo quando eles estão recebendo verbas do governo.

Várias Ongs declararam que ainda falta muito para se comemorar a diminuição do desmatamento. Só antecipam o negativo. E o positivo, que poderia vir mais rápido se elas fossem inteligentes e criassem alternativas sobre o que já está desmatado e sobre a recuperação das capoeiras?

________________________________________________________________

Soja ameaça a tendência de queda, diz ONG

EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo se dizendo otimista com a queda no desmatamento, Paulo Moutinho, do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), afirma que é preciso esperar a consolidação dessa tendência em 2008 para a "comemoração definitiva".

"Que caiu, caiu. Mas, com a recuperação nítida do preço das commodities, como a soja, é preciso ver se essa queda acentuada vai continuar", disse o pesquisador à Folha.

"O momento é de aprofundar o combate ao desmatamento", disse Paulo Adário, coordenador de campanha do Greenpeace.

Só a queda dos preços e a ação da União não explicam o bom resultado atual, diz Moutinho. "Estados como Mato Grosso e Amazonas estão fazendo esforços particulares. E parece que a ficha dos produtores caiu. O desmatamento, no médio prazo, acaba encarecendo os produtos deles."

Nenhum comentário:

 
Share