sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Em Portugal também tem indígenas

Esta é para meus amigos portugueses e descendentes se divertirem.

Parece que é um artigo, ou comentário, ou chiste. Algo sobre indígenas em Portugal, a propósito do dia Internacional dos Povos Indígenas, ontem.

________________________________________________

DIA MUNDIAL DOS INDÍGENAS TAMBÉM CÁ

Ferreira Fernandes

Ontem, foi Dia Mundial dos Povos Indígenas.

Há uma coisa que me incomoda nos povos indígenas: o indígenas.

Ontem, jornais ingleses (Daily Mirror, Daily Mail, The Sun...) punham estas palavras na boca do advogado Francisco Pagarete: "As pessoas na Praia da Luz dizem 'estes malditos McCann deveriam ir embora e deixar este lugar'." Segundo esses jornais, Pagarete teria dito, ainda: "Como português penso que é estranho que alguém abandone os seus filhos. [Os McCann] abandonaram os gémeos e foram ver o Papa. (...) Quando eu era miúdo os meus pais traziam-me preso a uma trela." Pareciam palavras de indígena, que gosta de falar em nome do Povo Indígena e fazem gala dos costumes indígenas.

Porém, ouvido pelo DN (ver págs. 4 e 5), Francisco Pagarete desmentiu, dizendo que nunca falou nos McCann. Quer dizer, pior que os indígenas é certa imprensa dos povos imperiais. Esta, pensando que os indígenas são indígenas, faz-nos falar como indígenas.

Nenhum comentário:

 
Share