Representação feita na ONU, precisamente no Comitê de Combate ao Racismo, por advogados do Conselho Indigenista de Roraima, faz esse Comitê declarar como urgente a retirada dos arrozeiros da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Os advogados do CIR já haviam tentado o mesmo na OEA, quando eu era presidente, mas não obtiveram êxito. Sua argumentação é de que o Estado brasileiro demarcou, homologou e está registrando essa terra indígena e ainda assim não consegue fazer a retirada completa dos moradores não indígenas desta terra.
Acho uma injustiça. O governo Lula vem se empenhando bastante nesse assunto. Continua a se empenhar nesse momento. Tem planos de retirada violenta dos arrozeiros. Fazem de tudo. E acho que vão conseguir.
Mas a imagem do Brasil fica sujo diante da ONU.
_____________________________________________________________
ONU pode intervir por índios brasileiros em RR
Os cerca de 14 mil índios das etnias Macuxi, Wapixana, Ingarikó, Taurepang e Patamona, habitantes da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, poderão ter auxílio da Organização das Nações Unidas (ONU) para que o governo brasileiro agilize a retirada dos ocupantes da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O escritório da entidade no Brasil não se manifestou sobre o assunto até este sábado.
No início de junho, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a homologação da reserva de 1,7 milhão de hectare e garantir a desocupação de não-índios. A homologação do território foi regulamentada por meio de decreto presidencial em 2005. A sentença do STF foi unânime. Mesmo com a decisão do governo brasileiro, a ONU, por meio do Comite de Combate ao Racismo da ONU, considera que o assunto deve ser tratado com urgência.
A advogada da Advogacia-Geral da União (AGU), Gracie Maria Fernandes, afirmou à época, com a decisão, a Fundação Nacional do índio (Funai) poderá prosseguir na proteção do território e atuar na expulsão e expropriação de não-índios da reserva. Entre eles, produtores de arroz e criadores de gado.
"O que STF fez foi reconhecer a legitimidade de toda atuação da administração pública com relação ao procedimento demarcatório e com relação ao decreto do presidente. Com isso, permite que os trabalhos de remoção da Funai tenham continuidade".
A decisão do Supremo não é definitiva dependendo do julgamento do mérito da ação.
O território Raposa Serra do Sol fica ao norte do estado de Roraima na fronteira com a Guiana e a Venezuela. É habitado por cinco etnias com cerca de 150 comunidades. A homologação de terras indígenas é a última etapa de um processo que se iniciou com estudos de identificação e delimitação do território.
domingo, 19 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário