sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Morcegos chupam sangue dos Yanomami

Bem, essa é uma notícia vinda do jornal de Boa Vista, Roraima. Parece uma crítica à Funasa, como sempre.

Será que os ambientalistas vão dizer que a população dos morcegos está em desequilíbrio e vêem chupar o sangue dos Yanomami?

E a raiva, como controlá-la?

_______________________________________________

Morcegos vampiros atacam aldeia indígena

Morcego ataca à noite e pode sugar o sangue da ponta dos dedos dos pés

CYNEIDA CORREIA

Onze indígenas da etnia yanomami da região de Auaris foram atacados por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) em Roraima. Eles vivem em três aldeias localizadas no meio da floresta amazônica, distante da civilização, e as maiores vítimas são as crianças e os idosos. Os morcegos vampiros mordem principalmente o alto da cabeça e os dedos dos pés de suas vítimas.

Os índios estão sendo atacados principalmente à noite. Como dormem em redes, muitas vezes sequer percebem o ataque e somente quando acordam com os pés ou a cabeça sangrando é que notam.

Os morcegos não mordem veia alguma tampouco sugam o sangue, pelo contrário, fazem uma ferida e depois lambem o sangue usando sua saliva anticoagulante para evitar que o sangue seque e pare de escorrer. O vampiro pode buscar sangue diversas noites na mesma vítima, por isso a pessoa pode ficar anêmica e morrer.

Além da possibilidade de alguns casos se tornarem fatais, os morcegos podem transmitir a doença da raiva (que ataca o sistema nervoso), o que tem preocupado os pesquisadores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que trabalham na região.

O biólogo Wilson Uieda veio a Roraima pesquisar os ataques e ministrar palestras aos funcionários da Funasa que devem tratar as vítimas no pólo-base que fica próximo das aldeias.

"Já ocorreram casos parecidos em 1999, 2005 e 2006, mas foram menos ataques do que estão ocorrendo hoje. Já houve registros de ataques a humanos com mortes no Pará e no Maranhão e estamos tentando evitar isso em Roraima, pois a repercussão internacional é muito grande", explicou o pesquisador.

Os morcegos são protegidos pela lei de crimes ambientais 9605/98 (Artigo 29), o que proíbe a matança ou qualquer forma de agressão.

DEFESA - O controle da raiva se dá basicamente com a vacinação periódica. Caso seja detectada a presença de animais suspeitos como morcegos deve-se procurar iluminar o local, colocar telas nos vãos e encontrar e exterminar a colônia onde os animais se reproduzem.

Nenhum comentário:

 
Share