terça-feira, 28 de agosto de 2007

Governo se prepara para expulsar arrozeiros

Agora parece ser oficial. O governo está mesmo preparado para retirar os invasores da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Parece que por decisão do presidente Lula.

Muito bem. Não sei como vai ser a reação dos arrozeiros, especialmente do seu líder Quartiero. Pode ser violenta, colocando outros índios Makuxi no meio do reboliço, para abrir um conflito entre índios. Ele já tentou fazer isso outras vezes e teve alguns resultados. Mas, desta vez, com muita força policial, pode ser que os Makuxi se unam e os favoráveis aos arrozeiros abram mão e deixem a coisa acontecer.

Esperamos que tudo dê certo. É preciso. Como já escrevi na Folha de São Paulo, a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol é a consagração do indigenismo brasileiro.

___________________________________________________________

PF vai expulsar agricultores de reserva indígena
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Federal vai retirar em setembro a população não-índia que vive na terra Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Terminou em abril de 2006 o prazo para a saída dessas pessoas na portaria que demarcou a reserva.

Os remanescentes são arrozeiros -só cinco grandes produtores, segundo a PF- e indígenas ligados à Sociedade dos Índios Unidos do Norte de Roraima.

A missão policial, batizada de Operação Upatakon 3 (que significa nossa terra) e que será feita com a Funai e o Ibama, segue determinação do presidente Lula, que há dois meses cobrou solução definitiva para a região.

Em 2005, Lula assinou decreto pelo qual a reserva terá uma área contínua de 1,7 milhão de hectares em Roraima para povos indígenas. Na região, vivem 15 mil índios das etnias macuxi, taurepangue, ingaricó, uapixana e patamona.

Índios ligados à sociedade estão em permanente conflito com os 2.500 integrantes do Conselho Indigenista de Roraima, que mostram disposição de partir para o confronto. "O grupo que lá permanece não pretende negociar, mas promover o conflito", diz o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Nenhum comentário:

 
Share