sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Alcoolismo entre os índios brasileiros: primeiras pesquisas

Esta notícia precisa ser constada neste Blog. Ela traz impressões da parte de um indigenista de Rondônia, por um lado, e o resultado das pesquisas do SENAD, por outro. Tratam do consumo de bebidas alcóolicas por parte dos índios brasileiros.

Não tenho certeza se esses dados são válidos ou reais. Acho que precisamos pesquisar mais, e sempre visando encontrar soluções.

Cada caso pede uma "terapia" diferente. Os casos mais radicais, como o dos Guarani do MS, Kanamari e Kulina, do rio Purus, dos Maxakali de Minas Gerais, dos Bororo e Karajá do Mato Grosso são os mais conhecidos. Mas o hábito já se espalhou.

___________________________________________________

Consumo de álcool por índios preocupa Funai

O consumo de bebidas alcoólicas é considerado um grande problema nas tribos indígenas de Rondônia. Essa constatação foi dada ontem (23), pelo chefe do setor de assistência da Fundação Nacional do índio (Funai), Osmam Brasil, que confirma que os índios estão cada vez mais cedo entrando para o mundo do "alcoolismo".

Segundo ele, essa prática já é uma questão cultural. "Nas próprias aldeias, os indígenas fabricam suas bebidas. A xixa, por exemplo, quando fica muito tempo sendo curtida, adquire um alto teor de álcool, fora as outras bebidas que eles costumam produzir", afirma Brasil.

De acordo com Brasil, o que preocupa os profissionais que lidam com esses índios é a precocidade da ingestão de bebidas. "Os jovens estão se espelhando nos mais velhos", comenta.
Brasil afirma que vários trabalhos de conscientização estão sendo desenvolvidos dentro e fora das aldeias indígenas do estado. "Essa conscientização também tem que partir dos órgãos de saúde e educação do estado, pois não podemos trabalhar sozinhos", disse.

Cerveja é preferida na maioria das tribos

Segundo técnicos da Funai, apesar do alto índice de índios que consomem bebidas alcoólicas, nenhuma confusão por conta do álcool aconteceu dentro das dependências da Funai. "Eles bebem, e se arrumam confusão, ficam pelos bares mesmo", afirma.

Cerveja lidera

Dados de um estudo da Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad) apontam que na comparação entre gêneros, 50% dos homens indígenas consomem álcool, contra 21% das mulheres. A bebida mais consumida é a cerveja (67,6%), seguida da cachaça (41,9%) e do vinho (14,8%). O levantamento revela que os índios começam a beber aos 17 anos, enquanto para o restante da população brasileira a idade inicial é de 13 anos, em média.

Dos índios brasileiros, 38,4% consomem álcool e deste total, 49 7% gostariam de parar de beber, mas não conseguem 46% chegaram a pedir ajuda, sem sucesso, à família, ao médico, igreja ou a amigos.
Uma das constatações da pesquisa é que os índios consomem, em suas aldeias, bebidas alcoólicas compradas nas rodovias e nos centros urbanos de municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

 
Share