sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Protesto no Acre contra Funasa

ìndios do Acre protestam por má liberação e corrupção na distribuição das verbas da Funasa. Assim as coisas acumulam demais!

__________________________________

Entidades indígenas acreanas defendem liberação de recursos destinados a saúde nas aldeias.

A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá, no extremo norte do estado do Acre, alega que 80 % dos recursos liberados pelo Governo Federal para ações de saúde preventiva nas aldeias não chegam ao seu destino.


De acordo com a entidade o dinheiro repassado à Fundação Nacional de Saúde e depois destinado às prefeituras locais para a execução de programas voltados para o bem está das comunidades tradicionais acaba sendo desviado ou retido pela burocracia do tramite legal de liberação da verba.

É por isso que a entidade defende uma nova estrutura na cadeia de liberação do dinheiro destinado à saúde indígena, de maneira que o repasse seja direto ao conselho deliberativo indígena para ele decidir onde, como e quando será usado o dinheiro. “O que nos queremos é acabar com está cadeia burocrática e criar um sistema onde o próprio índio possa dizer o que quer”, declara o técnico em saúde indígena José de Anchieta.

Os caciques acreanos culpam a burocracia pela falta de assistência médica nas aldeias e apontam uma série de problemas enfrentados, hoje, pelos 16 mil índios que habitam o estado do Acre. “Nos não termos um agente de saúde permanente nas aldeias, temos problemas de saneamento básico, e ainda sofremos com doenças simples que poderiam ser evitadas se os nossos povos tivessem a devida saúde preventiva nas aldeias”, denuncia o lidere nukini Luiz Carlos.

A proposta do novo modelo de estrutura para a política de liberação de recursos, destinados aos serviços de saúde nas aldeias, foi apresentada nesta terça-feira ao secretario de saúde do Acre, médico Osvaldo Leal Junior durante uma reunião com 16 caciques da região do vale do Juruá. “A gente concorda com o posicionamento deles e vamos abraçar esta bandeira”, afirmou o secretario.

A proposta elaborada pelos próprios índios será entregue ao presidente do Senado Federal Tião Viana, no próximo dia 30, durante sua estadia em Rio Branco , para ele articular em Brasília a aprovação do Ministério da Saúde.

Um comentário:

Pindoram' África disse...

Sou índio descendente e gostaria de manter intercâmbio com nosos(a) irmãos afr' índios(a)!
A Pindorma' África surgiu de um pequeno grupo cultural em 02-07/1977. Hoje nossa preocupação é com o resgate de almas para o SENHOR IESHUA!
Queremos contribuir para a defesa de nossos recursos naturais aliado ao desenvolvimento sustentável e solidário.
Por isso convidamos-o a participar das Conferências d' Igualdade Reparação Refugiados(a) Associações de Moradores(a) Migrantes - 3a CNIR' AM' 2013!
Queremos promover a cooperação acadêmica, o comércio e o turismo entre nossos estados através da cooperação entre as entidades cristãs.

 
Share