sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Incêndio na aldeia Halaitakwa dos Enawenê-Nawê

Parece urucubaca, mas os Enawenê-Nawê sofreram um devastador incêndio em sua única aldeia no alto Juruena. Todas as treze ocas foram destruídas rapidamente com tudo que tinha dentro.

A matéria abaixo esclarece com alguns detalhes a situação e o que o governo do Estado, a Funai e a Opan estão tentando fazer para ajudar esse povo indígena.

______________________________________________

Estado envia ajuda a aldeia de Brasnorte destruída por incêndio

SÍLVIA DEVAUX
Redação/Secom-MT

Serão enviados lonas para abrigo, ferramentas necessárias para a construção dos abrigos, material de pesca, utensílios domésticos, e mantimentos.

Ainda nesta sexta-feira (19.10) sai de Cuiabá um caminhão com mantimentos e produtos de outras necessidades para a aldeia Halataikwa, da etnia Enawenê-Nawê, destruída por um incêndio acidental na última segunda-feira (15.10). O Governo do Estado uniu forças com Exército Brasileiro, Defesa Civil, Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Associação de Produtores da Grande Primavera (Asprim) para dar socorro aos índios.

O superintendente de Políticas Indígenas da Casa Civil, Rômulo Vandoni, diz que o caminhão deverá chegar a Brasnorte (579 km a Noroeste da Capital), região da aldeia, na tarde deste sábado (20.10). Do município, os produtos serão encaminhados à aldeia por helicóptero devido o acesso à localidade ser possível apenas por via fluvial. A aeronave foi fornecida pelo Exército.

Serão enviados lonas para abrigo, ferramentas necessárias para a construção dos abrigos, material de pesca, utensílios domésticos, e mantimentos, como seis mil kg de milho, 1,3 mil kg de arroz, além de 500kg de alimentos arrecadados pela Associação Indígena de Tangará da Serra. “A mobilização foi acolhida com rapidez, inclusive por diversas etnias da Região”, revela o superintendente.

Vandoni informa que, além do apoio logístico e de combustíveis repassados pelo Governo, a Funai e Funasa já estão enviando recursos para a construção de novas moradias e à prevenção de doenças. A Organização Não-Governamental Operação Amazônia Nativa (Opan), que atua junto à aldeia, está com um grupo de médicos permanente no local para atender os Enawenê-Nawê.

INCÊNDIO

O incêndio foi provocado por uma das moradoras, acidentalmente, ao queimar insetos. Quatro pessoas sofreram queimaduras de segundo grau e dezenas com ferimentos leves. Todas as 12 casas, de palhas secas, distante 50 metros uma da outra e que abrigavam 510 pessoas, foram destruídas pelas chamas em minutos. Não houve tempo de retirar os pertences e alimentos armazenados no interior das casas.

Nenhum comentário:

 
Share