quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Bolívia convoca reunião internacional dos povos indígenas

O presidente Evo Morales vai recepcionar as delegações indígenas convocadas para uma grande encontro de povos indígenas do mundo. Vão comemorar a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, recém aprovado pela Assembléia Geral das ONU.

De quebra, o presidente Morales chama a atenção para seu governo e recebe apoios de todos.

____________________________________________________________

BOLÍVIA: ENCONTRO INDÍGENA INTERNACIONAL COMEÇA AMANHÃ

LA PAZ, 9 OUT (ANSA) - Delegações dos povos indígenas de vários países do mundo pretendem organizar na Bolívia uma agenda conjunta de luta pelo direito a suas terras e aos recursos naturais, em uma conferência que começará amanhã.

O "Encontro pela Vitória Histórica dos Indígenas do Mundo", que será inaugurado amanhã em La Paz pelo presidente Evo Morales, aprovará uma Declaração de Princípios ao encerrar suas reuniões na quinta-feira em Chimoré, na região de Chapare, no centro geográfico da Bolívia.

A declaração expressará a intenção de "articular todos os movimentos indígenas do mundo" para a defesa de seu direito à terra e recursos naturais, segundo o porta-voz do governo Alex Contreras.

O encerramento do encontro, coincide com a comemoração dos 515 anos da chegada à América de Cristóvão Colombo e sua realização se inspira na declaração internacional dos direitos dos povos indígenas que foi aprovada há um mês pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e a qual se opuseram apenas os representantes dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Austrália e Nova Zelândia.

Na quinta-feira, os delegados indígenas visitarão o ancestral centro de cerimônias indígena de Tiwanaku, 70 quilômetros a oeste de La Paz.

Entre os delegados indígenas que chegaram do exterior estava a guatemalteca Rigoberta Menchu, prêmio Nobel da Paz e delegados de Nova Zelândia, América do Norte e Central, Alasca e provavelmente Rússia, segundo Contreras.

A reunião de amanhã, na qual se prevê a participação de cerca de 2.000 delegados nacionais e estrangeiros é a primeira internacional. No ano passado, houve uma outra reunião indígena continental, organizada também pelo governo boliviano. (ANSA)

Nenhum comentário:

 
Share