segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mozarildo sofre pela saída de não índios da terra indígena

Matéria do jornal Folha de Boa Vista traz uma entrevista com o senador Mozarildo Cavalcanti, um dos defensores mais ferrenhos da permanência de não índios na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Creio que são os estertores finais desse empedernido antiindígena de Roraima. Vale a pena ler o artigo para ver os argumentos usados pelo senador. Um misto de sofisma com desenfreado antiindigenismo. Mas também notem que ele nem defende mais os arrozeiros, apela só para os mais pobres que viviam naquela terra.

Estou contando que dentro de pouco tempo a Terra Indígena Raposa Serra do Sol estará livre.

____________________________________________

Da Redação

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB RR) declarou no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 1020, que a homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol é uma jogada internacional de organizações que usam a falsa idéia de defesa dos índios para tirar benefícios próprios. "Tem uma turma de índios que se locupleta com dinheiro público. O CIR [Conselho Indígena de Roraima] mesmo recebeu recursos para saúde indígena e não presta contas do que faz com o dinheiro", afirmou.

Mozarildo também disse que a Igreja Católica está a serviço dos poderosos. "É uma missa encomendada, um falso discurso de defesa de indígenas. Já há até o cacoete de chamar as terras que são da União de nação indígena, nação yanomami, nação macuxi. Sou católico, mas há a história da Igreja estar a serviço dos poderosos. Ela é que é a intrusa na Raposa Serra do Sol. Há uma senhora, dona Severina, que morava na Vila Socó, com uma boa estrutura, e que foi assentada no PA Nova Amazônia. Hoje ela mora num barraco de lona coberto de palha. Por ter denunciado essa situação ela teve o barraco queimado", contou.

Para o senador há um total descaso do Governo Federal com a situação dos moradores não índios da reserva, que vivem há várias gerações na região. "Onde estão localizadas as reservas? Em faixas de fronteira? Lembro do, hoje, ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitar a Raposa Serra do Sol, quando era ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso. Como ele mesmo gosta de dizer, andou a cavalo por toda a área, conversou com várias pessoas e colocou no relatório que a área deveria ser demarcada de forma contínua, mas não excludente. Agora, ele vem falar que existem "vazios" na Amazônia. O ministro descobriu o óbvio. Existem vazios porque estão expulsando os moradores dessas áreas", argumentou.

O senador afirma que as reservas foram demarcadas sem que houvesse um estudo aprofundado da área e das condições dos habitantes. "Fui taxado. Inclusive, de genocida por defender a faixa de fronteira, de pelo menos 15 km. O próprio relator de uma comissão da qual fiz parte, o senador Delcídio Amaral, do PT, deu parecer contrário à demarcação da reserva porque isso prejudicaria Roraima.

O presidente Lula não acatou o relatório porque tem origem na ideologia do PT, um socialismo totalmente equivocado e ultrapassado, dos tempos da Cortina de Ferro da Rússia. Geopoliticamente, o Brasil não é tratado de forma a pensar nos estados mais pobres", declara.

Para Mozarildo Cavalcanti a política vigente é a do esvaziamento. "Não há nenhum culto ao nacionalismo, ao patriotismo. O que presenciamos durante as diligências para a construção do relatório sobre a situação das famílias é parecido com o que houve na Alemanha Nazista. A Funai diz que indenizou 190 famílias e que assentou 160 no PA Nova Amazônia. Mas indenizou mal e porcamente. O Incra está sem comando, sem controle, e aquilo lá está terrível", afirma.

O senador informou que está aprofundando os documentos do relatório sobre o processo de retirada de não índios da Raposa Serra do Sol para enviá lo ao Senado, à Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa de Roraima, Presidência da República, ministérios e órgãos do Poder Executivo, Supremo Tribunal Federal (STF) e demais Tribunais Superiores, Ministério Público Federal, Governo de Roraima, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e ao Conselho Nacional de Segurança.

Nenhum comentário:

 
Share