quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ingarikó de Roraima fazem Assembléia

O povo Ingarikó, um dos cinco povos indígenas que vivem na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, está concluindo sua IX Assembléia Geral. Os Ingarikó vivem na parte norte dessa terra indígena.

Quando fizemos a homologação decidimos que o Parque Nacional de Roraima, que se encontra inteiramente dentro da terra indígena, seria gerido em conjunto pela Funai, o Ibama e o povo Ingarikó. Acho que foi a coisa certa. Jovens poderão trabalhar no projeto de ecoturismo que as três entidades farão. Os Ingarikó vivem em terreno íngreme e de acesso difícil, assim continuam a viver sua cultura mais calmamente.

____________________________________________________________

Da Redação da Folha de Boa Vista

Encerram amanhã a IX Assembléia Geral e a IV Assembléia do Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping), iniciadas na última segunda-feira, 15, na Comunidade do Manalai, na terra indígena Raposa Serra do Sol.

Com o tema "Perspectivas de Programas de Desenvolvimento e Vigilância nas Terras Indígenas Fronteiriças", os indígenas discutiram nos dois primeiros dias o Etnodesenvolvimento da região, o Ecoturismo no Parque Nacional Monte Roraima, educação e saúde indígena. Ainda nesta quarta-feira, será realizada a eleição da nova diretoria do Coping.

Uma recepção calorosa, com um ritual do Areruia - pelo qual os índios acreditam dar e receber bons sentimentos - iniciou o encontro do Coping. Mais de 600 índios das etnias Ingarikó, Taurepang, Macuxi, Wakawayo e Patamona prestigiam o evento.

Na pauta de hoje está marcada a discussão sobre o estatuto do Coping e a eleição da nova diretoria. Dílson Ingarikó concorre à reeleição com o tuxaua Leandro Luiz, da Comunidade de Caramambatai, por um mandato de cinco anos.

A assembléia, segundo Dílson, está trazendo informações ao seu povo. As propostas criadas nos grupos de trabalho serão encaminhadas para o Ministério da Justiça e do Meio Ambiente, por meio de um documento. Nele constará a assinatura de todos os participantes.

O primeiro documento a ser entregue, será o que diz respeito ao Ecoturismo no Parque Nacional Monte Roraima. Seis indígenas Ingarikó, quatro funcionários da Funai e do Ibama firmaram um acordo de trabalho, visando o fortalecimento da cultura indígena na região.

Oito jovens que serão responsáveis pela fiscalização nas fronteiras já se apresentaram, sendo agora papel do Governo Federal consolidar a parceria e capacitá-los por meio de um convênio com o Ibama. Esses índios atuarão nas áreas fronteiriças impedindo a passagem ilegal de índios e não-índios.

Nenhum comentário:

 
Share