terça-feira, 9 de outubro de 2007

David Kopenawa denuncia mal atendimento de saúde na Inglaterra.

Desesperado diante da indiferença e da incapacidade indigenista da Funasa, David Kopenawa, com o prestígio angariado em fóruns internacionais, resolveu partir para a trajetória de jogar lama no ventilador.

Está na Europa, com apoio de diversas Ongs internacionais e brasileiras, para mostrar o caos da saúde em seu território. Mas também para mostrar o caos da saúde entre outros povos, como os Guarani. Já se vê de onde vem esse relatório que ele apresentará ao Parlamento Britânico.

Que coisa! Será que o governo Lula vai ficar indiferente a esses dois fatos? Um, que é de deixar prevalecer o caos da saúde entre os povos indígenas -- e não são só os Ianomami e Guarani que passam por tantas dificuldades de saúde, mas muitos povos indígenas pelo Brasil afora. E dois, engolir os ingleses e europeus posando de bonzinhos ao receber David, com toda a propaganda contrária ao Brasil que está sendo veiculada mundo afora.

Alguma coisa o nosso governo terá de fazer, e que não seja culpar o David Kopenawa!
_________________________________________________________

Líderes falam sobre saúde indígena no Brasil ao Parlamento britânico e querem marcar reunião com primeiro-ministro

Jamil Chade, Estado de São Paulo

Representantes dos ianomâmis vão denunciar ao Parlamento britânico a situação vivida pela tribo no Brasil e pretendem se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, para pedir que Londres tome atitudes para ajudar a proteger os direitos dos indígenas.

Na próxima semana, Davi Kopenawa Ianomâmi e seu filho, Dario, farão um tour pela Europa para emitir um alerta sobre as condições de saúde e apelar por ações concretas.

A viagem dos líderes indígenas está sendo organizada pela entidade britânica Survival International e incluirá também uma visita à Alemanha. Diante dos deputados britânicos, Davi vai expor pontos de um relatório que aborda a situação da saúde dos povos indígenas na floresta amazônica.

Segundo dados sobre as condições de saúde, não são apenas os ianomâmis que sofrem no Brasil. Uma das acusações é que muitos indígenas estão sendo obrigados a trabalhar na colheita de cana-de-açúcar e soja na Região Centro-Oeste. Mesmo assim, o que ganham não é suficiente para manter suas famílias.

No caso do povo indígena guarani, o relatório trará denúncias de má nutrição e acusará o governo brasileiro de não dar resposta adequada ao problema. Segundo a entidade, os problemas de saúde com os guaranis estão sendo notados tanto no Brasil como na Argentina.

Caso Brown não receba os líderes ianomâmis, a estratégia será entregar uma carta ao primeiro-ministro pedindo que o Reino Unido ratifique uma convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que prevê a proteção de direitos das tribos.

CLIMA

Com a nova onda de campanhas na Europa em função das mudanças climáticas, a Amazônia volta a ganhar a atenção da opinião pública. Deputados alemães e ingleses querem saber não apenas a situação dos indígenas, mas também o que está sendo feito em relação à exploração de madeira na região.

Na Organização das Nações Unidas (ONU), comitê avalia as reservas indígenas no Brasil. Já no Parlamento Europeu, reuniões estão sendo promovidas para debater o uso da floresta e eventual desmatamento para a produção de cana-de-açúcar.

Nenhum comentário:

 
Share