sábado, 6 de outubro de 2007

Funcionários da Funai querem Plano de Carreira digno

Parabéns aos funcionários da Funai que não estão deixando que o Ministério de Planejamento enfie goela abaixo um Plano de Carreira Indigenista tão chinfrim quanto parece ser este que ofereceram e que a direção da Funai apresentou como se fosse grande coisa.

Parabéns e não esmoreçam diante das ameaças e das promessas vãs.

Se continuarem a pressionar e não aceitar esses termos, ao final, a Funai vai conseguir um Plano tal como apresentamos há dois anos atrás.

A Funai merece o respeito das autoridades do governo. É um dos órgãos mais importantes do Estado brasileiro. Devia ser considerado como um Itamaraty interno, tal a importância que tem para os povos indígenas do Brasil. Ao contrário, tem sido considerado um estorvo. E seus detratores, que agora estão no poder, no seio da própria Funai, fazem de tudo para diminuir seu papel.

Mesmo estando longe, torço para que a Funai se reabilite. Seus funcionários mais conscientes, os indigenistas da Casa, os administradores que têm longos anos de serviço, os assistentes de nível médio, os homens e mulheres de campo -- todos unidos -- não podem deixar que seja este o Plano de Carreira a ser realizado. Se assim fôr, será o rebaixamento do órgão a um nível que nem nos piores momentos da ditadura militar se chegou.

Torço para que a pressão que estão exercendo chegue aos ouvidos do presidente da República, e este tenha a sensibilidade de entender a importância desse órgão, ao contrário do que pensam alguns dos seus auxiliares mais próximos.

Torço para que os índios sintam a importância desse momento e dêem apoio aos funcionários. Não é só porque um terço dos índios são funcionários, e que mais serão no futuro, mas é que, se não houver um bom Plano de Carreira, o órgão vai continuar perdendo força para ajudar os povos indígenas a encontrarem seu caminho de redenção na história brasileira.

É a hora e a vez dos funcionários e dos índios fazerem a diferença!

Nenhum comentário:

 
Share