sábado, 21 de julho de 2007

Índios morando em Curitiba

Cada vez mais vamos ler essas notícias de grupos de índios morando em cidades. Sobretudo no sul do país, onde as terras são pequenas e a população indígena vem crescendo e se educando no mundo ao redor e se mudano para as cidades. Agora a notícia vem de Curitiba. Parece que a prefeitura resolveu o problema a contento disponibilizando uma área na periferia da cidade.

Não é o que está acontecendo em Porto Alegre, onde um grupo de Kaingang insiste em viver no Parque Morro do Osso, mesmo com a Prefeitura disponibilizando um local adequado para eles.

Este é o processo de inclusão social de que tanto falam as Ongs?

________________________________________________

Índios terão que desocupar estação ecológica em Curitiba/PR

Trinta e cinco famílias de índios Guaranis, Caingangues e Xetás deverão desocupar uma reserva ambiental de Curitiba até o fim deste ano. Há cinco anos os índios ocuparam a Estação Ecológica do Cambuí, que fica em Curitiba quase na divisa com São José dos Pinhais, na região metropolitana.

A reserva faz parte do Parque Iguaçu e no local são permitidas somente construções para fins de pesquisa. Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, no dia 19 de abril deste ano a prefeitura fez um acordo com os índios e cedeu outra área para eles morar.

No entanto, as novas casas ainda não foram construídas. A prefeitura ainda não tem o recurso, que está sendo negociado com o governo federal, para fazer as novas casas. Os índios vivem em situação precária no Cambuí. A única renda que conseguem é com a venda de artesanato.

A prefeitura de Curitiba acredita que até o fim do ano as novas casas já estejam construídas. “É um projeto bastante simples. São 35 casas, já temos o terreno e o projeto padrão das casas. Acredito que será uma questão rápida. Em 30 dias devemos ter a definição da verba e aí vamos abrir o processo licitatório”, afirmou a diretoria técnica da Cohab, Teresa Oliveira. (Gazeta do Povo/PR)

Nenhum comentário:

 
Share