sexta-feira, 6 de julho de 2007

FUNASA quer fazer mea culpa

Vejam essa matéria do jornal manauara A Crítica que fala do caso péssimo de saúde dos índios Kanamari e Kulina do rio Juruá. O sofrimento e abandono desses índios são terríveis.

A matéria traz falas dos índios sofredores do descaso, dos índios responsáveis pelo descaso, da FUNASA promotova do descaso (aliás, é um advogado quem fala pela FUNASA, ora, cadê os médicos?), e por um antropólogo que parece conhecer a região mas confunde Terena com Guarani.

_____________________________________________

Advogado diz que Funasa vai reforçar ação médica

Francisco Araújo

Indígenas ocuparam, no mês de junho, a sede da ONG Saúde Sem Fronteira, em ato de protesto pela precariedade do atendimento dispensado a eles

Alessandro Malveira
Da equipe de A CRÍTICA

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão responsável pela saúde indígena, está negociando com as lideranças Culina e Canamari, em Eirunepé (a 1.245 Km de Manaus), uma solução para os problemas de atendimento aos indígenas da região. O advogado e administrador Edmar Pinto, que chegou na última quarta-feira ao local, prometeu contratar três equipes completas de saúde, a manutenção e a compra de equipamentos, ambulância fluvial e adequar as instalações.

A negociação vem depois da denúncia da morte de 28 crianças Culina e Canamari chegar a três entidades representativas dos indígenas, ao Ministério Público Federal, à presidência nacional da Funasa, à Funai, ao ministro da Saúde e, por meio de reportagens de A CRÍTICA, ao Congresso Nacional, onde será investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Mortandade de Crianças Indígenas por Subnutrição da Câmara dos Deputados.

"Eles já estão tomando providências, contratando profissionais, estão mandando equipamentos, embarcando motores e uma ambulância. Temos esses problemas desde 2003. Por mais que eles agora façam isso, a verdade é que os que morreram não vão voltar", disse a presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Médio Solimões e Afluentes, Francisca das Chagas Corrêa, 42, da etnia Iawanauá. "Não vamos cruzar os braços, já iniciamos e não vamos nos calar. Isso não vai apagar a indignação dos pais dessas crianças", reforçou Francisca Corrêa.

Na opinião da presidente do Conselho, a reunião com Edmar Pinto foi "muito boa". Ela disse que foram feitas muitas promessas pelo representante da Funasa. Francisca relatou que o gerenciador da crise admitiu que houve erro da Funasa e da Fundação São Jorge (que deveria ter contratado os profissionais), comprometeu-se a fazer levantamento e estudo das causas dos óbitos, a pagar salários atrasados e a enviar um odontólogo à área.

"Foi um desabafo para a revolta das lideranças indígenas. As mulheres falaram nas suas línguas nativas, muito indignadas. Ele ouviu cada uma com atenção", disse Francisca.

O conselheiro de saúde indígena e representante da Comissão dos Povos Indígenas do Médio Juruá. (CPI), Desomo Kulina, 40, falou da reunião com Edmar Pinto. Segundo ele, as duas partes expuseram seu lado nessa situação.

"Explicamos porque denunciamos. Ele disse que veio para negociar e falar da situação da Funasa hoje. Dissemos que queremos a negociação não apenas no papel. Ele falou que foi uma falha deles e pediu desculpas por não ter lembrado, disse que a Funasa trabalha com muitos municípios, muitas pessoas. Mas, se nós não tivéssemos feito isso, talvez eles não se lembrassem de nós", argumentou.

O líder indígena mostrou ter grande habilidade na negociação, deixando os pontos mais difíceis para um momento mais avançado, quando vários pontos menos polêmico já estiverem resolvidos.

"Estamos fazendo outra denúncia, em cima daquilo, diretamente ao Ministério Público Federal óbitos dos menores de idade. Já recebemos o documento, corrigido, da nossa advogada. Os pais estão muito revoltados, as denúncias têm de continuar. Falamos só das coisas mínimas, para ele não se assustar, não se estressar. Sobre isso vamos falar amanhã ou depois. Ele disse que vai ficar dez dias aqui para resolver os problemas", disse Desomo Kulina.

Situação grave
"Se focarmos os olhares para os velhos indígenas, a questão é ainda mais grave. Os jovens correm para a cidade e perdem a identidade. As mulheres não saem, elas são as caixas-pretas da cultura, elas guardam as tradições e ficam com as crianças", afirma o pesquisador Ademir Ramos, antropólogo e professor do departamento de Ciências Sociais da Ufam. "Essa situação é muito grave e está acontecendo também com os Marubos, em Atalaia do Norte, com as crianças Terena, no Mato Grosso. O descaso é nacional", lamentou Ademir.

Nenhum comentário:

 
Share