terça-feira, 17 de julho de 2007

Índios Guarani querem trabalhar em canaviais

Mais uma notícia vinda do Mato Grosso do Sul, onde os índios querem trabalhar nos canaviais e o Ministério Público quer intervir sob o argumento de que é trabalho semi-escravo, ou ao menos muito duro e extenuante.

Os índios chegaram ao ponto de fechar uma estrada para manter esse direito.

Os índios teimam em continuar nesse trabalho, provavelmente porque não têm outro trabalho, nem condições de sobreviver como agricultores. Essa novela vai continuar até que se reconheça a necessidade dos índios terem esse trabalho, e, ao mesmo tempo, os contratos sejam feitos de acordo com a legislação trabalhista.

______________________________________________________

Em Caarapó, índios bloqueiam por 6h a MS-280

A Gazeta News / LS

Indígenas bloquearam por volta das 5h da manhã de hoje, a rodovia MS-280, entre Caarapó e Laguna Carapã. Segundo o chefe do Posto de Saúde da aldeia “Tey Kue” em Caarapó, Silvio Paulo, o protesto foi ocasionado devido a uma informação que os indígenas receberam de um senhor de nome “Ataíde” que seria o responsável pela contratação dos indígenas da aldeia que trabalham na Usina Centro Oeste, localizada na cidade de Iguatemi.

Ainda segundo Silvio Paulo, “Ataíde” teria informado aos indígenas que não seria renovado o contrato de trabalho com os mesmos, por ordem do MPT (Ministério Público do Trabalho), o que causou a revolta por parte dos indígenas que alegam terem contrato até dezembro de 2007.

Situação tensa- Em alguns momentos o clima chegou a ficar tenso, alguns motoristas que chegavam ao local e tentavam voltar para trás, foram arrancado dos veículos a força pelos índios que estavam armados com pedaços de pau e facão. A reportagem do site CaarapoNews chegou a ser impedida de tirar fotos no local, e também de usar o aparelho celular, o vereador de origem indígena Agripino Benitez (PT), tentou dialogar com alguns manifestantes, mas acabou sendo ofendido verbalmente e teve que se retirar do local. O Clima só melhorou com a chegada da Policia Militar e da Policia Rodoviária Estadual no local.

Após horas de negociações, as lideranças indígenas juntamente com o Comandante da Policia Militar de Caarapó, Capitão Carlos Magnum, conseguiram entrar em contato via celular com o MPT (Ministério Público do Trabalho), onde ouviram que a noticia não procedia e que o MPT nada tinha haver com as acusações, e que tomaria as providencias cabíveis e também ficaram de receber as lideranças da reserva indígena para discutir o ocorrido. Após essa conversa via telefone celular os indígenas resolveram liberar a estrada por volta das 11hs:30min.

Nenhum comentário:

 
Share