quinta-feira, 14 de junho de 2007

Índios Truká e Tumbalalá recusam a ir ao Ministro do Interior

Os índios Truká que moram na ilha da Assunção, demarcada pela Funai na década de 1980, estão contra a transposição do rio São Francisco. A menos de 1 km da ilha sai um dos dois canais dessa transposição.

Por que estão contra, se aceitaram o asfaltamento da estrada que corta sua ilha e outras benfeitorias como compensações iniciais? Pois eu mesmo e o ministro Ciro Gomes, então ministro do Interior, estivemos lá na inauguração desse asfaltamento.

Sem dúvida nenhuma os Truká absorveram o discurso anti-transposição e a campanha que lá fazem em torno do tal bispo da greve de fome, com o apoio do CIMI.

___________________________________________________________

Adilson Fônseca
Os índios Truka e Tumbalalá recusaram o convite do Ministério da Integração Nacional para participar da recepção à comitiva do ministro Geddel Vieira Lima, que vai estar sexta-feira de manhã na cidade de Cabrobó, no Estado de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco.

A recusa dos índios é uma forma de protesto contra as obras da transposição iniciadas este mês e que já conta com a presença do Exército nos eixos Norte (Cabrobó) e Leste (Floresta). Irritados com o início das obras, os caciques das duas tribos optaram por não participar da solenidade de assinatura de convênios, que acontecerá no canteiro de obras da transposição, no Eixo Norte, localizado a 15 quilômetros da cidade pernambucana de Cabrobó.

“Não é com promessas de convênios para dar assistência aos índios que iremos mudar nossa posição e apoiar a transposição”, avisou o cacique dos Tumbalalá, Cícero Marinheiro.

Nenhum comentário:

 
Share