terça-feira, 12 de junho de 2007

Índios querem a saída de Agnaldo Pataxó

Mais um lamentável incidente de índios invadindo a sede regional da Funai para forçar a saída de um índio administrador.

Agnaldo Pataxó, pessoa muito digna que nomeei como administrador de Ilhéus, após ele ter feito diversas invasões da Funai, com apoio do CIMI e de deputados do PT, resolveu pedir demissão por não aguentar mais as pressões dos seus patrícios. Essa invasão é só a ponta do iceberg.

Quem vier no lugar dele vai sofrer as mesmas consequências. A falta de recursos é imensa, a questão da demarcação da terra indígena Carmuru-Paraguaçu se extende em delongas. E agora os índios Tupinambá do distrito de Olivença querem apressar a demarcação de terras onde estão não-indígenas há muitos anos e querem mais recursos. Mistura impossível de ser resolvida a curto prazo.


__________________________________________________

Índios ocupam sede da Funai em Ilhéus

Flávio Costa

Cerca de 50 índios de quatro aldeias das tribos tupinambá e pataxó ocuparam, ontem pela manhã, a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Ilhéus (litoral sul, a 465km de Salvador). Eles exigem que o administrador do órgão na região, o também índio Agnaldo Francisco dos Santos, deixe o cargo por causa da "má administração das verbas federais". A invasão ocorreu depois de uma tensa reunião entre as duas partes.

Cacique de uma das aldeias tupinambá, Joseval de Oliveira afirma que "Agnaldo se revelou um gestor incompetente e que, por isso, a assistência federal não tem chegado aos índios, que não possuem nem sementes para o plantio". No cargo desde dezembro de 2005, Agnaldo comunicou sua renúncia à sede da Funai, em Brasília, de acordo com a reportagem da TV Santa Cruz. Ele se defendeu das acusações ao declarar que o descontentamento dos índios se deve a problemas burocráticos da administração federal no envio dos repasses.

O pedido de demissão deverá ser enviado esta semana. Mas os índios afirmam que só sairão do local quando Agnaldo for efetivamente afastado. Um representante da direção nacional da Funai deve chegar a Ilhéus no início da tarde de hoje para tentar resolver o impasse.

Nenhum comentário:

 
Share