Qause todas as aldeias guajajara de Barra do Corda estão unidas nesse protesto em prol da volta da gestão financeira dos seus dois Núcleos de Apoio intempestivamente extintos pela nova administração da Funai.
Acho que estão brincando com fogo. Ambas as partes. O perigo de mortes é iminente. Os caminhoneiros estão ficando bravos e os índios mais ainda. Deixar a situação sair fora de controle é irresponsabilidade. Um procurador da República, em São Luís, enviou carta responsabilizando o presidente da Funai por quaisquer eventos violentos em razão de sua indiferença ao problema. É que quando ele foi a Barra do Corda se recusou a ir aos índios na estrada, exigiu que viessem a ele em Barra do Corda e os índios não foram. Aí o mal estar virou em potencial conflito.
Eis o resultado agora. O fechamento da BR-226 mais uma vez. A potencialização do conflito armado. A desmoralização da Funai
_______________________________________
Índios guajajaras interditam estrada no Maranhão
Um procurador da República esteve no local para ouvir as reivindicações.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Miranteentre em contato
Índios guajajaras estão armados do revólveres e escopeta (Foto: Reprodução/iMirante)
Índios guajajaras voltaram a interditar a BR-226, que fica entre as cidades maranhenses de Barra do Corda e Grajaú, na manhã desta terça-feira (5).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os guajajaras usaram dois ônibus para bloquear o tráfego na estrada e estão armados com revólveres e uma escopeta. Eles já haviam interditado a rodovia há cerca de quinze dias.
Um procurador da República esteve no local para ouvir as reivindicações dos indígenas, mas até hoje nada foi feito. Agora os guajajaras exigem a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região. Eles ameaçam derrubar a rede de transmissão de energia elétrica que passa dentro da reserva. A PRF está no local.
quarta-feira, 6 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário