quinta-feira, 28 de junho de 2007

FUNAI será reestruturada por Medida Provisória

A propóstio de uma visita do Senador Tião Viana, junto com o sertanista Antonio Macedo, ao presidente da FUNAI, sai a notícia de que o órgão indigenista será reformulado por via de medida provisória.

Que reestruturação será essa? Esperamos que condizente com as suas necessidades. Falta sabermos como essas necessidades têm sido analisadas.

Será que a nova Comissão Nacional de Política Indigenista foi consultada sobre esse assuno?

_________________________________________________

Presidente da Funai garante fortalecer a instituição no Acre

Tião Viana e Antônio Macedo se reuniram com Márcio Meira

Romerito Aquino para o Página 20, Rio Branco

Brasília - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, informou ontem ao senador Tião Viana (PT-AC) e ao sertanista acreano Antônio Macedo que a reestruturação do órgão no Acre, assim como o plano de carreira de seus servidores, virá no âmbito da medida provisória que o governo enviará em breve ao Congresso Nacional para revitalizar o trabalho da Funai em favor de todos os povos indígenas brasileiros.

A informação foi dada por Márcio Meira após o senador Tião Viana, vice-presidente do Senado, reivindicar melhores condições de trabalho para a Funai atender as necessidades dos índios acreanos, que hoje carecem de atenção do órgão oficial encarregado de executar a política indigenista brasileira.

Entre as reivindicações feitas pelo senador, com a assessoria do sertanista Antônio Macedo, está a criação de um escritório regional da Funai em Cruzeiro do Sul para atender as demandas dos povos indígenas do Vale do Juruá, onde está situada 29 das 34 terras indígenas do estado, concentrado a esmagadora maioria dos índios acreanos. Segundo informou o sertanista Antônio Macedo, a sede do posto indígena da Funai em Cruzeiro do Sul, por exemplo, está hoje fechada e tomada pelo mato.

O presidente da Funai não só informou ao senador Tião Viana o plano de reestruturação da Funai, que ele vem elaborando com sua equipe depois que assumiu o órgão no início deste ano com a missão dada pelo presidente Lula para reorganizar a moralizar a Funai, como pediu seu apoio político para acelerar a sua agilização no governo e a votação, no Congresso, da medida provisória que o instituirá.

Consoante à sua atuação no parlamento em favor dos índios brasileiros, o senador Tião Viana prontamente se dispôs a ser um dos interlocutores para aprovação do plano de revitalização da Funai, que deve se reestruturar principalmente no Vale do Juruá acreano para atender as demandas dos índios acreanos.

Nenhum comentário:

 
Share