sábado, 30 de junho de 2007

Manaus se esparrama

Manaus está se esparramando por todos os lados. Essa matéria do jornal A Crítica, relata uma nova invasão de terrenos para ser urbanizado. A cidade de Manaus está se agigantando por causa das fábricas da Zona Franca e porque atrái aqueles que vivem na floresta ou nos médios e pequenos povoados e não têm condições sociais de criar seus filhos.

A tragédia é para a cidade, que certamente não vai ser capaz de atender tanta demanda. Aí vêm as carências de saneamento, água potável, depois a desagregação familiar, a violência, e a miserabilidade. E o pior é que tem terra à vontade.

A tragédia é da civilização brasileira que só tem cara para o urbano. Não consegue mais sustentar a vida rural com dignidade. Mesmo que em todos o cafundós dos judas haja luz elétrica, telefone e internet. Mas e a educação, e a saúde?

_____________________________________________________

Desabrigados invadem selva e desmatam em Manaus

Liege Albuquerque, MANAUS

Cerca de 4 mil famílias ocupam desde quinta-feira uma área federal na zona norte de Manaus, na rodovia AM-010. A área, já batizada pelos invasores de Comunidade Novo Millenium, tem quase 295 hectares, segundo a Secretaria de Política Fundiária do Amazonas, o equivalente a 40 campos de futebol.

O acesso ao local foi interditado pelos invasores com toras. Centenas de árvores foram derrubadas e queimadas. Ontem havia muita fumaça. Dois homens com uniforme da Secretaria Municipal do Meio Ambiente saíram de lá com um bicho-preguiça e uma arara - os próprios invasores chamaram a secretaria para resgatá-los.

"Aqui não tem nenhum latifundiário, só famílias que perderam suas casas nas enchentes de Manaus. Só gente que nem o governo nem a prefeitura se importam", destacou Sidney Souza, um dos líderes da ocupação. Ele disse que há pelo menos 4 mil famílias na Novo Millenium e cada uma ocupará uma área de até 160 metros quadrados.

"Estamos aqui porque não temos para onde ir e sabemos que o presidente Lula vem aqui no fim de julho. Vamos pedir o apoio dele", afirmou Souza. Há dois meses, o presidente determinou que uma área da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a invasão Nova Vitória, que existe há três anos, fosse doada aos posseiros.

A Secretaria de Política Fundiária estima que cerca de 300 mil moram em áreas invadidas e desmatadas nos arredores da cidade. "Mais de 90% da capital nasceu de invasões. Com os desmatamentos constantes, elas precisam ser contidas", afirmou o secretário George Tasso.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus tem 57 bairros. A Secretaria de Meio Ambiente garante que há pelo menos 30 a mais, todos nascidos de invasões. A secretária Luciana Valente disse que só no ano passado foram impedidas 38 invasões. "Foi um ano eleitoral, como é o próximo. Então vamos esperar ainda mais invasões, com proteção de alguns políticos."

Nenhum comentário:

 
Share