domingo, 30 de setembro de 2007

A Estratégia Xavante

Domingo, dia de comemorar as vitórias indígenas.

Ontem à noite fui com minha família e amigos no Festival de Cinema do Rio para ver o documentário "A Estratégia Xavante".

Este é um filme lindo, emocionante, que merece ser visto por todos que amam os índios no Brasil. É sobre a grande idéia que teve o chefe Xavante Apowê, na década de 1970, de mandar oito jovens Xavantes viverem numa cidade brasileira, Ribeirão Preto, para aprederem as coisas do Wazuru, o branco, para depois voltarem e defenderem suas terras e seu povo.

Os jovens Xavante foram recebidos por família de classe média de Ribeirão, frequentaram escolas com os seus filhos, foram tratados como filhos e irmãos, amaram sua vida, aprenderam muito, e depois voltaram ao seu povo cheios de conhecimento e de sabedoria. As famílias brasileiras foram entrevistadas e demonstraram o quanto eram normais e o quanto souberam amar os seus "filhos" Xavante.

A clarividência do velho guerreiro Apowê é impressionante, e o resultado não poderia ser melhor. Todos permanecem Xavante e leais aos seus costumes, sua cultura, seu povo, suas tradições. Todos se apresentam cheios de amor e liberdade. Dos oito enviados, sete voltaram definitivamente à sua terra, contribuíram para a demarcação da T.I. Pimentel Barbosa, casaram-se, tiveram filhos, moram em suas aldeias, são líderes e caciques, e continuam firmes na defesa do seu povo. Além do mais, continuam a fazer a intermediação do povo Xavante com o mundo do Wazuru.

O oitavo é Jurandir Siridiwê, que decidiu morar em São Paulo, criar o IDETI e dedicar-se a levar ao mundo dos Wazuru a força, a beleza e a respeitabilidade do mundo dos Xavante e também dos povos indígenas em geral. Ele é que é o responsável pela produção desse filme maravilhoso.

Eu e meus amigos nos sentimos maravilhados diante da beleza desse filme. Agora, é necessário fazer um filme sobre Juruna, sobre Daniel Cabixi, sobre Marçal Tupã´i, sobre Chicão Xukuru e outros heróis indígenas que contribuíram nos nossos tempos para a ascensão dos povos indígenas no Brasil

Um comentário:

Maíra disse...

Olá, gostaria de fazer uma pequena correção, escreve-se WARADZU ao invés de WAZURU. Gostaria também de saber como podemos adquirir este filme. Valeu.

 
Share