terça-feira, 4 de setembro de 2007

Catarinenses em campanha contra índios

Está mais que evidente que os catarinenses estão em campanha contra os índios. Desta vez é por causa das barragens de contenção do rio Itajaí do Norte que protegem as cidades de inundação. Uma dessas barragens se situa dentro da Terra Indígena Xokleng ou Ibirama. Os índios Xokleng já a fecharam algumas vezes ameançando quebrá-la toda se não fossem compensados pelo que esta barragem causou em suas terras.

Agora, ao que parece, estão fazendo uma manutenção da barragem e aparentemente temem que os índios Xokleng possam atacar os técnicos.

Nos jornais de Santa Catarina estão publicando todo tipo de carta falando mal dos índios.

É preciso tomar cuidado. Há quatro terras indígenas cujas portarias de demarcação foram feitas pelo Ministro Tarso Genro em abril deste ano, e até agora nada foi feito porque os colonos se levantaram contra e os políticos estão os apoiando. Só a Funai e o Cimi fazem alguma gestão a favor dos índios. Os Kaingang e Xokleng de Santa Catarina estão precisando de uma Iriny Lopes para os ajudar.

______________________________________________________

"As barragens não são problema da Funai"

Entrevista: Glênio Alvarez, administrador da Funai

Glenio da Costa Alvarez, administrador da 4ª Delegacia da Funai, localizada em Curitiba e responsável pelos índios em Santa Catarina, disse que a Funai cuida exclusivamente dos índios. Alvarez manifestou perplexidade com a notícia de que o Exército seria a solução para a reestruturação das barragens. Afirmou que é responsável pelo que está dentro de área indígena e que só fará qualquer tipo de segurança se for para garantir o bem-estar dos índios.

Jornal de Santa Catarina - A Funai tem conhecimento da recuperação das barragens?

Glenio da Costa Alvarez - Até o momento, não.

Santa - Já foi acionada para zelar pela segurança das barragens?

Alvarez - Claro que não. E nem vamos fazer, não somos polícia.

Santa - Como vocês avaliam a sugestão do uso das Forças Armadas para fazer a segurança nas barragens? Caso isso aconteça, o que a Funai pretende fazer?

Alvarez - Eu não vou falar sobre hipóteses. Não temos nada a manifestar no momento. As barragens não são problema da Funai.

Santa - Qual a estrutura da Funai na região de José Boiteux?

Alvarez - Nós temos um posto indígena com três funcionários, para atender às demandas dos índios.

Santa - Em caso de conflito entre índios e trabalhadores, a Funai cogita pedir ajuda ao Exército?

Alvarez - Até agora, não, pois não temos registro de nenhum tipo de conflito. Eu mantenho contato com o líder dos índios em José Boiteux e não me foi informado absolutamente nada.

Nenhum comentário:

 
Share