Hoje é Domingo e dia de festa. É o que estão fazendo os Xocó em comemoração à retomada da Ilha de São Pedor, no baixo São Francisco. A matéria fala por si mesmo.
__________________________________________________
Índios Xocó festejam 28 anos na Ilha de São Pedro
A tribo dos índios Xocó está em festa. Comemorando 28 anos de ocupação da Ilha de São Pedro, na região do baixo São Francisco, pertencente ao município de Porto da Folha, eles realizam, amanhã, durante todo o dia, um grande churrasco, para o qual estão convidadas as comunidades vizinhas.
“É uma data muito importante para nós. Ganhamos dois bois, vamos assá-los na brasa, dançar o Toré e realizar demais rituais indígenas”, avisa o xocó Pedro dos Santos Lima, 43 anos, filho do pajé Raimundo Bezerra Lima.
Os Xocós são remanescentes de vários outros grupos indígenas que, devido a fatores como a escravidão e a crescente miscigenação ocorridas nos séculos passados, foram, aos poucos, perdendo as características culturais e fenotípicas de seus grupos de origem. A luta pela terra entre índios e alguns fazendeiros da região foi uma questão estruturante na história desse povo, tendo sido resolvida a favor dos índios apenas no final do século XX.
Os Xocós haviam sido expulsos de suas terras com base na alegação de que, devido à miscigenação, não eram mais índios. Este fator se mostra decisivo no entendimento do modo de vida atual deste grupo indígena, que luta por preservar a identidade, a cultura e as tradições indígenas, em que pese o fato de, no nível do fenótipo, os Xocós se apresentarem em sua maioria como negros ou mulatos.
domingo, 9 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário