quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Bororo acusados de vender madeira

A vida dos índios Bororo é muito dura. Suas terras foram demarcadas a partir da década de 1940, mas em tamanhos muito pequenos. Mesmo Rondon sendo um amigo dos Bororo, nunca conseguiu retirar os salesianos que tomaram uma parte das terras dos Bororo.

A notícia de queimadas incontroladas na Terra Indígena Tadarimana vem agora seguida da notícia de que eles estavam vendendo madeira da pequena floresta que lá existe. Se for verdade, é lamentável.

_________________________________________________________

Bororos acusados de vender madeira

THIAGO ITACARAMBY
Da Reportagem/Rondonópolis

De acordo com denúncias feitas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Rondonópolis, há indícios de que os índios bororos da aldeia Tadarimana, que teve parte da vegetação consumida por um incêndio, estariam extraindo de forma ilegal madeiras da reserva. Segundo o fiscal da Semma, Lindomar Alves, que recebeu a denúncia, uma carga de aproximadamente 10 caminhões de madeira aroeira teria sido retirada da aldeia.

O fiscal da Semma disse ainda que repassou a denúncia no mesmo dia para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A reportagem entrou em contato com o escritório regional do Ibama, mas não obteve contato. Em Brasília, por telefone, o superintendente do Ibama, Paulo Maier, informou que não estava sabendo sobre o caso. Ele participava de uma reunião e pediu que entrasse em contato em Cuiabá, de fato, não conseguiu falar.

Ainda segundo o fiscal da Semma, produtores rurais da Gleba Dom Bosco também confirmaram a procedência da carga irregular. O transporte, segundo o fiscal, era feito pela MT-270, saindo em estradas clandestinas. No entanto, "há indícios de que a queimada possa ser de fato para intervir no combate do desmatamento de madeira nobre."

CONTROLE - De acordo com o major bombeiro Vanderlei Bonoto, ontem mesmo o fogo na aldeia Tadarimana estava controlado. Foi realizada uma "operação cirúrgica", que durou em torno de quatro horas, com brigadistas do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Rondonópolis, que estiveram na segunda-feira na reserva dos índios bororo.

A equipe, composta pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, sobrevoou a região, que é estimada em 9,3 mil hectares, onde combateram o fogo nos pontos considerados críticos.

O major Bonoto disse que o Corpo de Bombeiros tomou as devidas providências, em razão das más condições do ar. Bonoto comentou que a fumaça que cobre a cidade é resultante de vários focos na região. Ainda segundo o major, essa onda de fumaça continuará caso não haja chuvas nos próximos dias ou ventos fortes para dissipar o ar da atmosfera. Em relação à quantidade de fumaça resultante, o major Bonoto disse que se deve à mata estar verde, proporcionando uma quantidade relevante de fumaça.

Nenhum comentário:

 
Share