terça-feira, 11 de setembro de 2007

Tadarimana em chamas! Literalmente!

Até as terras indígenas estão em chamas. Desta vez é Tadarimana, uma terra de 9.300 hectares dos índios Bororo.

O fogo parece ter se alastrado pelo lado da floresta que ainda tem nessa terra indígena. Nenhuma providência maior vem sendo feita, nem os bombeiros apareceram alegando "ter medo dos índios".

Era só o que faltava. E a Funai, não está lá, por acaso?

___________________________________________________

Área indígena em chamas há 20 dias

THIAGO ITACARAMBY
Da Reportagem/Rondonópolis-Diário de Cuiabá

Há mais de vinte dias, índios da aldeia Tadarimana, na região de Rondonópolis, sofrem com o incêndio que devasta toda a área indígena estimada em 9,3 mil hectares. Conforme o cacique Moacir Coguiepa, logo no início dos primeiros focos, no dia 17 do mês passado, a equipe do Corpo de Bombeiros da cidade foi acionada para combater o fogo. A reserva indígena tem cerca de 450 habitantes

De acordo com o cacique, "os bombeiros disseram ter medo do índio". Coguiepa disse que há dois anos atrás, no mesmo período, houve desentendimento entre eles. Na ocasião, houve boatos de que o povo indígena havia confinado os brigadistas por terem entrado sem autorização na reserva indígena. O cacique afirmou que não houve nenhuma violência contra eles. Ontem, equipes da Polícia Federal, Polícia Florestal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros tentaram apagar o fogo. Conforme a Defesa Civil, 90% da fumaça que cobre a cidade é proveniente da aldeia Tadarimana.

Logo no início da aldeia, nas proximidades da MT-270, sentido Guiratinga, já se vê os primeiros indícios da queimada. O cacique contou que o fogo começou nas proximidades da sede da aldeia. A região é cercada por dois rios, Tadarimana, que leva o nome da aldeia, e Jurigue. O cacique informou que na região existem inúmeros pescadores e caçadores. Ele disse que muito deles, a fim de espantar o mosquito, acabam fazendo fogueiras. "Provavelmente o homem branco ateou fogo, o índio não bota fogo".

Nenhum comentário:

 
Share