A aldeia onde índios Apinajé mataram quatro brancos que entraram para retirar um trator da Prefeitura de São Bento do Tocantins foi queimada. Suspeita-se que tenha sido vingança pelas mortes.
Os índios Apinajé estão encurralados em suas terras, sem sair para as cidades vizinhas, e com muito receio de que sejam pegos pelos brancos e assassinados em represália. É uma situação muito ruim.
É preciso que o Ministério Público haja com sensatez, saiba abrir o diálogo com ambas as partes, sem favorecer nem um, nem outro. A situação tem que ser avaliada como um momento de turbação, e ser dada uma solução jurídica. Não pode ser deixada em brancas nuvens. Se não, a coisa piora.
Da parte da Funai, tem que estar ao lado dos índios, mas saber reconhecer que mortes são mortes e respeitar a dor dos familiares e amigos dos mortos..
___________________________________
Aldeia onde 4 foram mortos sofre incêndio
AGÊNCIA FOLHA
Uma aldeia da reserva apinajé em São Bento do Tocantins (TO), onde quatro pessoas foram mortas há duas semanas, foi incendiada na última segunda-feira. Ninguém se feriu.
Lideranças indígenas suspeitam que o incêndio foi provocado por parentes das quatro vítimas. Segundo os apinajés, 11 casas foram destruídas.
A PF investiga o caso. O Ministério Público Federal no TO pediu ao Exército que proteja os apinajés na busca de pertences.
sábado, 29 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário