domingo, 16 de dezembro de 2007

Demarcação de Trombetas-Mapuera está concluída

Na semana passada foi realizada um bela festa para comemorar o final da demarcação da Terra Indígena Trombetas-Mapuera. Estavam presentes os mesmos índios Wai-Wai, Hixkaryana, Waimiri-Atroari e outros que estiveram por ocasião do início daquela demarcação, em fevereiro deste ano.

Na ocasião, como presidente da Funai, visitei as principais aldeias daqueles povos indígenas e tivemos diversas reuniões de trabalho. A Apresentação de Slides ao lado mostra algumas fotos da minha chegada e participação nas reuniões nas aldeias Mapuera e Kassawa.

Esta é a maior terra indígena a ser demarcada no governo do presidente Lula da Silva. Tem 3.970.000 hectares, do tamanho do estado do Espírito Santo. Ela está localizada em partes dos estados de Roraima, Amazonas e Pará, centrada na linha do equador. Situa-se no meio e se liga com as terras indígenas Mapuera e Waimiri-Atroari, formando as três uma área total de 7.500.000 hectares, sendo o quinto maior bloco de terras indígenas no Brasil, atrás das terras Xingu-Kayapó (14.300.000), Alto Rio Negro (10.000.000), Yanomami (9.800.000) e Javary (8.500.000). Belo ranking!

Parabéns à Funai, aos trabalhadores indígenas e não indígenas que contribuíram com essa demarcação.

Dentro de alguns dias certamente o presidente Lula irá homologar essa Terra Indígena.

Um comentário:

Ramblin Wayn disse...

Olá Mercio,Li o seu blog com muito interesse, e a luta dos povos indíginas para sua terra, eu dou meu suporte,
obrigado Wayn Pieters, Maastricht Holanda

 
Share