sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A Funai aos Quarenta Anos: Parte 1

A Funai aos Quarenta Anos: Parte 1

Quero lembrar aos amigos da Funai que no dia 5 de dezembro a Funai vai fazer 40 anos. Daqui a uma semana.

Que comemoração vocês estão pensando em fazer?

As notícias são péssimas.

Tudo indica que o Ministério de Planejamento decidiu não outorgar mais planos de carreira para os órgãos que necessitavam. A Funai vai se prejudicar muito com isso. A demora da atual gestão em conseguir o plano de carreira (desconsiderando o que havíamos levado ao MPOG), com todo o apoio que tinha da presidência, o pífio plano de reestruturação do órgão (cuja demora em aplicar traduz a resistência das pessoas á idéia), realizado nos esconderijos da Funai por alguns funcionários, sem a concorrência dos demais, a falta de transparência nas ações, a demagogia com os índios, a desorganização, a mudança de ações indigenistas, o favorecimento às Ongs -- tudo isso está levando o nosso órgão a uma triste situação. Nem a alegria prevalece mais!

Desde já estou chamando a atenção para tudo isso para que ao menos alguma coisa seja feita. 40 anos de existência, somados aos 57 anos do SPI, dão quase um SÉCULO. Quantos órgãos no nosso país já chegaram a essa idade?

Entretanto, ao que tudo indica, a data vai passar em brancas nuvens. Nem uma reunião com os funcionários é realizada. Tudo a porta fechadas e sem comunicação.

Atenção, funcionários, façam sua própria comemoração, mesmo sem apoio da gestão atual!

Da minha parte, com todas as mazelas possíveis, eu vou comemorar 97 anos de política indigenista rondoniana no Brasil

Nos próximos dias passarei a escrever sobre a história e os feitos da Funai. Convido a quem quiser contribuir a usar a sessão de comentários e postar os seus. Serão todos benvindos!

Nenhum comentário:

 
Share