quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Funasa passa por mais um constrangimento

Mais más notícias da Funasa. Desta vez, mais uma vez, mais uma décima vez, os Yanomami prenderam aviões e pessoal da Funasa em suas terras.

Ao mesmo tempo, está rolando uma tomada da Funasa em Manaus por parte de um grupo grande de índios do Amazonas, que só saem, dizem eles, se a Funasa mudar o sistema de atendimento e acabar com a proposta de municipalização da saúde.

É ver para crer o que a Funasa e o Ministério da Saúde vão fazer. Negociar, por certo. Arranjar mais uma verba extra para acalmar a situação.

Não sei como esse pessoal agüenta tanto constrangimento. Não sei como o ministro da saúde deixa as coisas como estão. Vai sofrer constrangimento após constrangimento até que, um dia, o governo vai ter que tomar uma atitude. Empurram com a barriga algo que não tem mais jeito.

Se não for esse ministro, será outro.

A matéria da Folha de Boa Vista traz uma lista de notícias sobre a Funasa e sua relação tempestuosa com os índios.

___________________________________________________________

YANOMAMI Índios retêm 3 aviões e fazem 10 reféns

FOLHA DE BOA VISTA - RR
Cyneida Correa

Três aviões da empresa Roraima Táxi Aéreo que estão prestando serviço para Funasa (Fundação Nacional de Saúde) foram apreendidos ontem por indígenas da etnia yanomami, na maloca Paapiú, no Município de Alto Alegre. Dez pessoas entre pilotos e servidores da Fundação estão mantidos reféns na comunidade.

Um sinal de rádio foi transmitido para outras malocas para que ninguém deixe aviões da Fundação que estejam com funcionários da Universidade de Brasília (FUB) retornar a Boa Vista. A ordem teria partido do tuxaua Arokona Yanomami, que exigiu comida e remédios para as tribos.

Os índios querem a presença do presidente da Funasa, Danilo Forte, pois afirmam estar "cansados de nada ser resolvido" a respeito da situação da saúde indígena. Estão detidos na aldeia seis funcionários da Fundação e os pilotos das aeronaves. As negociações estão paralisadas.

Esta é a segunda vez em menos de 40 dias que os indígenas apreendem aeronaves e servidores. No dia 4 de outubro, outra aeronave ficou retida na aldeia indígena yanomami, mas foram liberados no dia seguinte.

Segundo o presidente do sindicado da categoria, Rondinelle Rodrigues, os índios querem que a Fundação se pronuncie sobre a renovação do convênio de assistência à saúde básica que encerrou no dia 6 do mês passado.

"Os índios estão mais politizados e estão irredutíveis em liberar as aeronaves. Hoje tentaremos novamente, pois estamos preocupados com uma possível conseqüência internacional para este impasse. Passamos a manhã negociando, mas eles não mudaram de idéia sobre a liberação da aeronave", explicou.

O sindicato negou que houvesse qualquer tipo de acordo com as comunidades para pressionar a Funasa em relação à definição salarial da categoria. "Não temos acordo nenhum. Ficamos surpresos com o que houve porque estávamos esperando esse líder indígena em Boa Vista para participar de uma reunião ontem [domingo]", disse.

"A gente teme que essa atitude possa trazer danos a eles e esperamos que isso seja visto pelas autoridades em Brasília e que eles tomem atitudes para solucionar essa problemática", afirmou o sindicalista.

A Folha tentou por três vezes entrar em contato com a representante da Funasa, Célia Dias, que estava responsável por prestar esclarecimentos sobre a apreensão das aeronaves pelos índios. A chefe do Distrito Sanitário Yanomami passou a tarde em uma reunião na Fundação e até o fechamento da matéria não se pronunciou sobre a questão.

Retrospecto da situação da Funasa

2006

FEVEREIRO Servidores são impedidos de deixar a comunidade Wabutha

MARÇO Profissionais estavam há três meses sem receber salário; enfermeiros e médicos se recusam a ir para área

MAIO Índios da reserva yanomami prendem novamente servidores;

JULHO Cresce número de malária na reserva yanomami

OUTUBRO Índios yanomami enviam ofício ao MS pedindo empenho na saúde indígena

NOVEMBRO Malária na área yanomami quadruplica

2007

MARÇO Funasa libera 20 milhões para a saúde indígena

JUNHO Líder indígena critica atuação da Funasa em área yanomami

JUNHO Funasa inicia plano emergencial de combate à malária entre yanomami

SETEMBRO Profissionais de saúde da área yanomami se reúnem para discutir atraso salarial

OUTUBRO Índios yanomami retêm aeronaves e servidores

NOVEMBRO Aviões da Funasa são apreendidos por yanomami

NOVEMBRO Sindicato inicia paralisação na saúde

Nenhum comentário:

 
Share