sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Agora as coisas vão mudar mesmo

Aniceto fecha Funasa em Barra do Garças

Pronto, Aniceto partiu para a briga. Não aguenta mais as procrastinações da Funasa. Ele e seus liderados, que são muitos, querem mudanças na Funasa de Barra do Garças.


____________________________________________________

Índios fecham Funasa de Barra do Garças para protestar

Da Sucursal de Barra do Garças

Índios da etnia xavante protestaram na manhã de ontem, em Barra do Garças, contra a política de saúde indígena implantada pelo Distrito Sanitário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Eles bloquearam a entrada do órgão e expuseram a revolta com faixas exigindo a demissão da administradora do órgão, Marley Arantes de Oliveira. Um documento com assinaturas de caciques e vice-caciques foi divulgado.

O protesto foi coordenado por caciques de várias aldeias da Reserva São Marcos, que reclamaram da falta de atendimento médico, remédios, transporte de doentes e alimentação. “Queremos melhorias. O povo xavante está morrendo”, disse o cacique Aniceto, uma das maiores lideranças indígenas da região do Vale do Araguaia.

Durante a manifestação, os xavantes divulgaram um documento, em que relatam o descontentamento com os destinos do órgão, exigem mudanças na direção do Distrito Sanitário e ameaçam com o uso da força para fazer valer os seus direitos.

Nenhum comentário:

 
Share